Trabalhos na construção civil exigem cuidados com rede elétrica

Para evitar acidentes, a atenção no manuseio de materiais e uso de equipamentos de segurança são algumas das medidas cautelares

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 26/09/2018
Horário 07:38
José Reis - Trabalhadores devem seguir orientações de segurança em construções civis
José Reis - Trabalhadores devem seguir orientações de segurança em construções civis

Tanto para quem trabalha ou para quem emprega no ramo da construção civil, estabelecer procedimentos de segurança é necessário. Serviços próximos à rede elétrica exigem atenção redobrada, além de cumprimento de algumas orientações básicas, pois qualquer descuido pode ser fatal. Para isso, é importante o manuseio correto dos materiais, além de manter uma distância segura da rede elétrica e usar equipamentos de segurança durante a execução das obras.

A falta de cuidados pode ocasionar graves acidentes, assim como causar interrupções de energia. De acordo com o técnico em segurança do trabalho do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)  a serviço do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Francisley Ferreira Sanches, 43 anos, as obras particulares possuem uma “precariedade” acerca do conhecimento do assunto. “Muitas vezes, vemos pessoas trabalhando perto de linhas energizadas, com falta de treinamento, entre outros fatores”. Já em relação a obras de grandes estruturas e empresas, a fiscalização e uma obediência às normas são mais vistas, como a NR10 (Norma Regulamentadora) em segurança em instalações e serviços em eletricidade.

O técnico fala que um dos maiores perigos enfrentados pelos trabalhadores neste setor é a combinação de rede elétrica e do trabalho em altura. “A eletricidade já é de alto risco e, junto com a altura, o perigo de queda é maior”, declara. O choque elétrico relacionado a instalações provisórias mal feitas e a falta de treinamento também contribuem para o risco de acidentes de trabalho neste setor.

Para o presidente do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil), Lucrécio de Alencar Castelo Branco, a entidade trabalha efetivamente para a fiscalização de obras e locais de trabalho, e, com isso, as ocorrências de acidentes vêm diminuindo. “Essa questão melhorou bastante, mas ainda há muito por avançar”, declara. Ele fala que o trabalho consiste em verificar in loco a segurança do meio ambiente de trabalho, apontando informalidades e até encaminhando casos ao MPT (Ministério Público do Trabalho). “Muitas vezes, verificamos falta de proteção na parte elétrica, falta de fornecimento de proteção individual e coletiva, além da supervisão de utilização”, explica.

Para o profissional da construção civil, Fernando Cruz, 26 anos, os procedimentos de segurança são muito importantes, por isso, na obra que comanda, existe um profissional específico para este serviço. “Nunca cheguei a presenciar nenhum acidente, e também nunca fui alvo”, declara. Para o servente de obras, João Gabriel dos Santos, 21 anos, os equipamentos de proteção são extremamente importantes. “Aqui sempre usamos luvas, capacetes e botas de borracha, para evitar acidentes”, comenta.

ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

- Procure capacitação para o trabalho;

- Trabalhe sempre com redes desenergizadas;

- Não trabalhe próximo à rede elétrica. Caso precise, entre em contato com a concessionaria de energia;

- Não trabalhe com andaimes e varas metálicas próximo da rede elétrica;

- Atenção com a poda de árvores embaixo da rede de energia;

- Ao manobrar caminhões, verifique a altura do veículo e também da rede;

- Utilize equipamentos de segurança, como uniforme, luvas de alta e baixa tensão, óculos de proteção, capacete, calçados específicos, cinto de segurança e trava-queda;

- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la;

- Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;

- Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desliga-los da tomada.

Fontes: Energisa Sul-Sudeste e Francisley Ferreira Sanches

Publicidade

Veja também