Tradicional Cavalgada a Santo Expedito será no dia 21 de abril

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 04/04/2023
Horário 05:33
Foto: Divulgação
Festa do Padroeiro contará com tradicional Cavalgada
Festa do Padroeiro contará com tradicional Cavalgada

Vários devotos querendo saber se haverá alguma cavalgada na festa do padroeiro deste ano. Algumas deverão ser organizadas em suas cidades de origem, mas tem-se como certo de que a principal ocorrerá no dia 21 de abril. 

CAMINHADA
Da mesma forma, as caminhadas vêm sendo organizadas, sendo certo de que a da Maristela contará com 315 participantes, a de Álvares Machado com 150, e a “Caminhada Com fé eu Vou”, por 11 anos coordenada por seu Faustino, também tem confirmadas 150 pessoas.

CURIOSIDADES
Devotos e leitores desta coluna solicitam que dados sobre a vida do santo sejam recolocados para melhor fixar os conhecimentos sobre ele e seu poder de fé e de intercessão junto a Deus aos pedidos feitos por fiéis. Um grupo de Presidente Prudente e Santo Anastácio, em seus pedidos, relacionaram alguns itens que consideram de grande importância. A coluna com atenção e, em sinal de respeito, reproduz a solicitação.

NASCIMENTO
Santo Expedito não tem uma data de nascimento conhecida. Sabe-se que ele era romano. Sabe-se também que foi senador de Roma, príncipe-cônsul do Império Romano na Armênia, militar, comandante da 12ª Legião Romana e, mesmo nessa condição, converteu-se ao cristianismo.

HISTÓRIA  
A 12ª Legião tinha o nome de Fulminata, nome que significa algo como “vem como um raio”. A Fulminata tinha cerca de 8 mil homens contando soldados, escravos e cavaleiros. No tempo de Expedito, ela defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos. Expedito comandou a 12ª Legião de 296 a 303 d. C. Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura. Tanto que, alguns anos antes, a mesma 12ª Legião tinha sido comandada por um imperador romano, Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia. Sabe-se que Expedito era um líder competente. Seu cargo equivaleria hoje ao de um general. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam. Por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

CONVERSÃO AO CRISTIANISMO
O primeiro contato do comandante Expedito com o Cristianismo ocorreu dentro da própria 12ª Legião. Com efeito, uma parte dos soldados da 12ª era formada de cristãos. Além disso, em suas andanças pelas fronteiras orientais do império, Expedito teve ainda mais contato com o cristianismo. E, para completar, a 12ª Legião teve um soldado chamado Polieucto de Melitene, que morreu mártir no ano 193. A semente do Cristianismo e do sangue dos mártires nunca cai na terra em vão.

MILAGRE
Aparecida e José Carlos, de Londrina (PR), comunicando a Coluna de que estarão nas festas de Santo Expedito participando das festividades e celebrações para agradecer o que o casal considera um grande milagre. São casados há oito anos, sempre desejando um filho, mas Aparecida, por um problema, não conseguia engravidar. Mesmo isso acontecendo, a gestação era interrompida até o terceiro mês. Na quarta vez que isso aconteceu, resolveram rogar para que Santo Expedito intercedesse junto ao Pai para agraciar o casal com um filho, mesmo não abandonando as assistências médicas.

MILAGRE II
Aparecida ficou grávida e a gestação evoluiu sem qualquer problema e, no dia 22 de novembro, nasceu uma linda garotinha. Consideram um milagre e, caso fosse um menino, teria o nome de Expedito, mas optaram por Cecília, por ser aquela data dedicada aquela santa. Justificaram ainda que todos os pedidos feitos para que o Santo das causas urgentes e impossíveis eram acompanhados de hinos de louvor. Cecília é a padroeira do músico e da música. 

FÉ EM TROVAS
Esse santo intercessor
É de fé, não é um mito
Tem poder e oração
O Grande Santo Expedito         
                                              (José Costa)

Publicidade

Veja também