Transporte de cargas cresce 44% em aeroporto

Entre janeiro e outubro de 2015 foram movimentados 69.225 kg; já no mesmo período deste ano passaram 99.860 kg pelo local

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 29/12/2016
Horário 10:45
 

Terceiro do interior do Estado em movimentação de passageiros e aeronaves, o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente obteve recentemente um crescimento considerável na quantidade de cargas transportadas a partir de seu terminal. Entre janeiro e outubro de 2015 foram movimentados 69.225 kg em cargas no local, ao passo que no mesmo período deste ano já passaram 99.860 kg pelo aeroporto, entre embarques e desembarques. Diferença que representa um crescimento de 44% no transporte aéreo de cargas.

O montante em cargas transportado nos primeiros dez meses deste ano se torna ainda mais expressivo quando comparado ao total movimentado ao longo de todo o ano passado. Em 2015, o aeroporto de Prudente teve um fluxo de 89.422 kg em carregamentos. Número que equivale a 10.438 kg a menos que no período de janeiro a outubro deste ano.

Jornal O Imparcial Aeroporto de PP é 6º em lista estadual de transporte de cargas

Conforme análise do diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas, essa evolução no transporte aéreo de cargas no aeroporto de Prudente pode representar uma nova tendência entre as companhias que operam no local. Prova disso, segundo ele, "foi o lançamento do segmento de cargas pela Azul Linhas Aéreas neste ano em Prudente".

"Isso mostra que as companhias aéreas estão apostando neste segmento em Prudente. Além disso, pode representar também uma mudança no ponto de vista do mercado, haja vista que as empresas podem estar optando por esse modal de transporte, por suas vantagens e conveniências", considera o representante da associação.

Cenário que, para Marcos, começa a descortinar um anseio antigo da Aviesp, que é tornar o aeroporto prudentino não apenas uma referência no transporte de passageiros, mas também na movimentação de cargas. "Sempre fomos defensores que nosso aeroporto pode se tornar um ponto de distribuição, tanto de passageiros quanto de cargas. Então, esses números nos deixam muito esperançosos, pois demonstram a potencialidade do local", relata.

 

Ranking estadual

O aeroporto de Prudente é o terceiro no ranking em movimentação de passageiros entre os 26 administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Em 2015, passaram 272.204 passageiros pelo terminal de embarque e desembarque. Quantia que fica abaixo apenas dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

No entanto, mesmo com o crescimento de 44%, o transporte aéreo de cargas no aeroporto de Prudente ainda está um tanto quanto aquém no comparativo com outros terminais com menor movimentação. Como de Bauru/Arealva, que ocupa o quarto lugar no fluxo de passageiros, mas já movimentou 1.208.556 kg em cargas neste ano e ocupa o primeiro lugar. Assim como Marília, que teve um fluxo de 650.651 kg em carregamentos, e Jundiaí, com 398.091 kg. O aeroporto de Prudente é o sexto no ranking estadual de transporte de cargas.

Ranking estadual do transporte aéreo de cargas































AEROPORTO ACUMULADO 2016
Aeroporto de Bauru/Arealva 1.208.556 kg
Aeroporto de Ribeirão Preto 753.959 kg
Aeroporto de Marília 650.651
Aeroporto de Jundiaí 398.091
Aeroporto de São José do Rio Preto 198.722
Aeroporto de Presidente Prudente 99.860

Fonte: Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)

 

Veja também