TRE acolhe recurso de prefeito eleito em Machado

José Carlos Cabrera Parra (PSDB) obteve 5.788 votos nas urnas durante o pleito, mas sua candidatura constava como indeferida

REGIÃO - JEAN RAMALHO

Data 20/10/2016
Horário 08:13
 

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) acolheu por unanimidade, na tarde de ontem, em sessão de julgamento, o recurso impetrado pelo candidato mais votado nas eleições municipais deste ano em Álvares Machado, José Carlos Cabrera Parra (PSDB). Durante o pleito de 2 de outubro, ele obteve 5.788 votos nas urnas, mas estava impedido de assumir a principal cadeira do Executivo da cidade, pois sua candidatura constava como indeferida com recurso. Com a decisão, o eleito diz que agora espera unir a população do município em favor do bem comum da comunidade.

Jornal O Imparcial Cabrera recebeu 5.788 votos

"A sensação é de alívio, pois acredito que o juiz eleitoral tenha sido equivocado em sua decisão em primeira instância e isso colocou minha candidatura em risco. Mas agora a gente pretende fazer uma administração sem revanchismo. Então, a partir do dia 1º de janeiro, vamos nos esquecer dos partidos políticos e administrar a cidade pelo bem comum da população", comenta o prefeito eleito.

Cabrera foi considerado indeferido pelo juiz eleitoral em primeira instância, por conta de uma possível "suspensão dos direitos políticos, por ato doloso de improbidade administrativa". A ação foi movida pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), diz respeito a supostas irregularidades envolvendo a contratação de um supermercado na época em que ele era vereador do município, no período de 2005 a 2008.

Durante as eleições municipais deste ano, o peessedebista teve 5.788 votos. Número que equivale a 31,9% do total de eleitores da cidade. Porém, com a pendência judicial, ele se encontrava impossibilitado de ser aclamado prefeito. A questão é que a segunda mais votada nas urnas, Francisangela Fernandes de São José Policate (PV), que recebeu 5.225 votos, também não poderia ser empossada prefeita. Portanto, caso o parecer do TRE-SP fosse pela manutenção da primeira decisão, um novo pleito poderia ser realizado em Álvares Machado.

 

Prioridades

A decisão deu a Cabrera a incumbência de assumir o Executivo machadense pelos próximos quatro anos. E, neste período, ele elegeu como prioridade cuidar da saúde e da educação do município. "Vamos trabalhar com os pés no chão. Claro que vamos correr atrás dos governos estadual e federal, em busca de verbas, mas com os recursos próprios vamos administrar com segurança, sem cometer loucuras, a fim de promover a garantia dos direitos da população", considera Cabrera.

Como transcorreu no TRE-SP, da decisão ainda cabe recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entretanto, conforme a Corte Eleitoral, nada impede que ele seja diplomado e assuma a cadeira de prefeito a partir de 1º de janeiro, até que um eventual recurso seja julgado. E se depender da coligação "O futuro começa agora ", um recurso realmente deve ser impetrado junto ao órgão máximo eleitoral. "Não ficamos sabendo da decisão, mas vamos recorrer à Justiça até a última instância", comenta Antonio Assis, candidato a vice-prefeito pela chapa.

 
Publicidade

Veja também