Três escolas da região passarão a ter ensino integral a partir de 2023

Serão contempladas as unidades Francisco Whitacker, em Anhumas, e Francisco Pessoa e João Alfredo da Silva, em Prudente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/11/2022
Horário 14:29
Foto: Reprodução/Google Maps
Escola Estadual João Alfredo da Silva, em Prudente, terá ensino integral em 2023
Escola Estadual João Alfredo da Silva, em Prudente, terá ensino integral em 2023

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) oficializou nesta sexta-feira a entrada de três escolas da região de Presidente Prudente no PEI (Programa Ensino Integral) para o ano letivo de 2023. Trata-se das seguintes unidades:

  • Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, no Centro, em Anhumas;
  • Escola Estadual Francisco Pessoa, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente;
  • Escola Estadual João Alfredo da Silva, no distrito de Eneida, em Presidente Prudente.

De acordo com a pasta estadual, o Programa de Ensino Integral busca propiciar aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo. Recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas de ensino integral analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Considerando que um estudante típico aprende ao longo do ensino médio o equivalente a 15 pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que o estudante do PEI teve quase três anos letivos adicionais de aprendizagem em Matemática e um ano e meio em Língua Portuguesa do que teria caso sua escola não tivesse se tornado integral. 

O programa também é um importante aliado para a redução da evasão escolar. Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 pontos percentuais menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor. 

O estudo revela ainda que os resultados são ainda mais expressivos em escolas que aderiram ao modelo PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa. 

Práticas variadas

Presente na rede estadual desde 2012, o PEI visa atuar na melhoria da aprendizagem por meio da oferta de práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas de maneira estruturada.

"A oferta de conteúdos e abordagens mais atuais permite que as escolas da rede pública paulista atuem na formação de estudantes autônomos, solidários e preparados para objetivos futuros. O programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural", pontua a secretaria.

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