Troca de livros marca penúltimo dia do FLITPP

Atividade inédita em 10 anos de Festival Literário de Presidente Prudente, movimentou o Centro Cultural Matarazzo na manhã de ontem; evento termina hoje

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 18/08/2019
Horário 05:11
José Reis - Festival Literário encerra suas atividades hoje no Centro Cultural Matarazzo
José Reis - Festival Literário encerra suas atividades hoje no Centro Cultural Matarazzo

O penúltimo dia do FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente), ontem, foi marcado por uma atividade que em 10 anos de festival nunca esteve presente e que, assim como todas as demais ideias, foi a escolha certa para uma manhã de sábado. A troca de livros, como o próprio nome diz, foi um momento de troca consciente e que, financeiramente, é sinônimo de economia. O último dia de atividades do festival ocorre hoje durante todo o dia no Centro Cultural Matarazzo, em Prudente.

De acordo com um dos organizadores do evento, Murilo Tomiazi Misael, a ideia surgiu a partir de um bate-papo com diversos amantes da leitura e que mostraram o interesse em poder passar para frente obras que já não eram mais usadas, na intenção de obter outras que não eram ainda do conhecimento deles. “As primeiras horas da ação foram bem movimentadas, o pessoal veio com muita vontade de participar. Vimos, inclusive, diversos títulos renomados e isso é sensacional”, comenta.

O professor universitário, fisioterapeuta e amante de leitura, Renilton José Pizzol, de 56 anos, esteve presente em todos os dias do Festival Literário de Prudente e afirma que não poderia ficar de fora da troca de livros ontem, mesmo sendo muito ciumento com sua coleção. “Vi que tinha alguns títulos que eu já havia lido e que não havia mais a necessidade de ler. Então, por curiosidade, vim ver como seria a ação”.

A iniciativa agradou o professor, que conseguiu levar 10 unidades na manhã de ontem, o que o fez esperar voltar para casa com pelo menos outras 10 novas obras. “É importante para democratizar a cultura do livro em um país que a leitura ainda é muito incipiente, pois as pessoas leem pouco por vários motivos. Acho muito válida esse tipo de atividade”, afirma.

A arquiteta e docente Stephanie Teixeira, de 33 anos, diz que soube da troca por meio das redes sociais e afirma que foi principal que fator a motivou a ir na manhã de ontem ao Centro Cultural Matarazzo. “Vivemos em um momento em que a troca e o compartilhamento ganham cada vez mais espaço, como no transporte, bicicletas e escritórios para reuniões”. Além disso, ela não deixa de mencionar o consumo consciente. Ela esteve presente com nove livros.

 

Programação do último dia do FLITPP - hoje

 

14h - Espaço Laje

Minicurso beats: uma outra forma de política com Rubens Shirassu Jr. escritor, editor e

pesquisador

 

15h - Boulervard “Os Sombras e os Temperamentais”.

Oficina de Biscuit (porcelana fria) Personagens à mão livre

 

16h - Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Cine FLITPP - Filme Corda Bamba: História de uma Menina Equilibrista

 

18h30 - Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Bate-papo ‘Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil’ com o autor Paulo Sérgio

do Carmo

 

19h30 - Espaço Sesc

Lançamento do livro ‘Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil’ - Edições SESC

 

20h - Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Ensaio aberto da Orquestra Municipal de Viola

 

20h - Boulervard “Os Sombras e os Temperamentais”.

Slam da Ponta - batalha de poesias

Publicidade

Veja também