Troca de partidos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/06/2023
Horário 04:14

Dentre as várias fontes do Plantão, parte delas tem as mesmas informações sobre o ambiente político local com vistas às eleições municipais de outubro do ano que vem. Portanto, faltando 17 meses que, dependendo da situação, pode ser pouco tempo.  

ELEITOS DO PODE
Dentre os vereadores que poderão trocar de legenda estão os dois eleitos pelo Podemos: Mauro Neves e Professor Negativo. Há quem diga que irão para o Republicanos, liderado em Prudente por Guilherme Piai. 

ELEITOS DO PTB
Em situação idêntica estariam os dois vereadores eleitos pelo PTB: Douglas Kato, o mais votado em 2020, e Tiago Oliveira, atual presidente da Câmara. Iriam para o PP, articulado do Estado pelo secretário da Casa Civil, Arthur Lima.

PORTEIRA ABERTA
Com essa mesma articulação, dois prefeitos da região de Prudente já se filiaram ao PP: Roger Gasques, de Álvares Machado, deixou e PSDB; e Bárbara Vilches, de Presidente Venceslau, saiu do PV.

ADEUS UNIÃO…
Os vereadores Dr. Enio Perrone e Joãozinho da Saúde podem ter o mesmo caminho de Douglas e Tiago: o PP. Hoje, são do União Brasil, por causa da fusão do DEM com o PSL. Foram eleitos pelo DEM.

MAIOR PESO
Pelas conversas de bastidores, nas possíveis e ainda não prováveis mudanças, há tendência dos vereadores penderem para o lado dos pretensos candidatos a prefeito, de tal forma que as cogitações atuais podem tomar outros rumos. 

TIME GOVERNISTA
As sinalizações de ingressos no Republicamos e PP têm a ver com o governador Tarcísio de Freitas, com a articulação de Arthur Lima, como parte do time governista que tem também o PSD do secretário de Governo, Gilberto Kassab.

BASE ANTIGA
Ainda assim, a esfera municipal deverá ter mais peso que a estadual na migração de vereadores, dependendo dos candidatos a prefeito. Em busca da reeleição, mas ainda sem partido, o prefeito Ed Thomas deverá ter a base do “antigo” PSB local.

AMADO MESTRE
Os vereadores Ivan Itamar e Joana D´Arc poderão acompanhar o Ed, bem como os suplentes Anderson Silva e Aristeu Penalva. Se o Ed for para o MDB, tem ainda o, possivelmente, forte candidato a vereador Fábio Sato, que disputou a Prefeitura. 

DUAS SONDAGENS
O ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, teria pelo menos duas sondagens para deixar o União Brasil, que seria o PP e o PSD; neste último, dependendo do resultado da conversa que teve esta semana com Gilberto Kassab, em São Paulo. 

PRESIDENTES VICES
É bem provável que essa articulação do Tupã passa pela nova presidente do PSD local, Maria Constantino. Sinal de dobradinha, prefeito e vice? De outro, Ed Thomas manteria como vice o novo presidente do PL local, Izaque Silva.

OUTRAS COGITAÇÕES
Cogita-se que William Leite e Wellington Bozo poderiam deixar o MDB, mas sem legenda a vista. A vereadora Miriam Brandão poderá deixar o Patriota e também ingressar no Republicanos. Nathalia se manteria no PSDB e Demerson Dias no PSB. 

Publicidade

Veja também