UEPP vê reativação do ramal Bauru-Panorama como avanço estratégico para mobilidade de cargas

Rumo Logística informa que trabalhos em trecho ferroviário que atravessa cidades importantes da região de Dracena devem ser concluídos em 2028

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 20/07/2025
Horário 06:00
Foto: Arquivo
Trabalhos no ramal Bauru-Panorama começaram em junho de 2024 e devem ser concluídos em 2028
Trabalhos no ramal Bauru-Panorama começaram em junho de 2024 e devem ser concluídos em 2028

A reativação do ramal ferroviário Bauru-Panorama, que atravessa cidades importantes da região de Dracena e deve ser concluída em 2028, representa um avanço estratégico para a mobilidade de cargas e o desenvolvimento econômico do oeste paulista. A consideração é da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), que avalia tal retomada como positiva. 

O ex-presidente e conselheiro da UEPP, Renato Michelis, que tem acompanhado de perto as discussões sobre a malha ferroviária regional, pontua que a iniciativa pode abrir caminhos para outras soluções viáveis. “Continuar essa discussão nos permite também pensar em um projeto de ramal partindo de Presidente Prudente x Parapuã [SP], por onde passará essa ferrovia. Essa é uma pauta antiga nossa, especialmente após constatar que reativar a antiga Alta Sorocabana se mostra praticamente inviável. Um novo trecho de cerca de 80 km é algo factível, com impacto relevante para a integração da nossa região com a malha da Alta Paulista”, afirma Michelis.

Responsável pela obra, a Rumo Logística pontua que os trabalhos no ramal Bauru-Panorama começaram em junho de 2024 e estão previstos para ser concluídos em 2028, conforme contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O projeto está dividido em três etapas: a primeira envolve a limpeza da vegetação ao longo da linha férrea; a segunda contempla a recuperação da infraestrutura, incluindo correção de erosões e ajustes em cortes e aterros; e a terceira abrange a recuperação da superestrutura, com a adequação de dormentes, trilhos e lastro de brita, além da instalação de grades em pontos que sofreram vandalismo.

“No momento, a concessionária atua em duas frentes de trabalho: uma dedicada à limpeza da vegetação e desobstrução da via nas regiões de Avaí [SP] e Gália [SP] e outra focada na recuperação e correção de erosões em Bauru [SP], Avaí e Herculândia [SP], e devem avançar para outras regiões nos próximos meses”, detalha a empresa.

Prospecção de antigos trechos

Nesta semana, o colunista de O Imparcial, José Costa, antecipou que a Rumo teria dado mais um passo em relação à reativação do ramal, que abrange os municípios de Tupã, Iacri (SP), Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama. A medida seria a solicitação ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) da licença de instalação ambiental para recuperação de um trecho de 169 quilômetros, que atravessa 14 municípios da região. 

Como noticiado neste diário, o anúncio da reestruturação dos ramais desativados da malha ferroviária de São Paulo, denominados Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o Estado em direção ao Porto de Santos, foram anunciados em 2020, pelo então governador João Doria. O assunto voltou a ser tema de discurso em 2023, quando, em visita a Presidente Prudente, o atual chefe do governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que, com a retomada do ramal, o Estado trabalharia na prospecção de antigos trechos ferroviários que poderiam ser reativados.

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