Um dia para recordar...

EDITORIAL -

Data 02/11/2022
Horário 04:15

Hoje, 2 de novembro, é Dia de Finados, um feriado religioso instituído pela Igreja Católica desde 998, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra finados significa exatamente isso, algo que findou, acabou ou morreu. Hoje é dia de recordar... O dia que a saudade aperta e o coração dói. 
Há mais de um mês, os cemitérios da cidade e de toda a região vêm sendo preparados para a data. Em Pirapozinho, por exemplo, conforme noticiado por aqui na última semana, a Prefeitura, através da Divisão Municipal de Obras e Serviços Públicos, realizou por estes dias reforma, ampliação e estruturação do local, que não oferecia mais túmulos novos, nem terrenos disponíveis. Tudo foi pensado e executado para bem receber os milhares de visitantes que devem passar hoje por lá.
Em Presidente Prudente, as pessoas tiveram até o dia 21 de outubro para construir jazigos ou carneiros, bem como para colocar revestimentos ou pintar as sepulturas. Houve prazo ainda para os que queriam apenas limpar ou lavar os túmulos. O cadastramento de vendedores ambulantes que comercializam produtos neste dia, nas proximidades dos cemitérios, também foi destaque por aqui. 
Tudo vem sendo bem preparado para o dia de hoje. Neste 2 de novembro, um dia depois da festa de todos os santos, fiéis católicos testemunham a fé na vida e rezam por seus falecidos. Visitam os túmulos, levam flores, acendem velas, choram e se emocionam. Missas especiais nos cemitérios também são celebradas.
Saudade resume este feriado. Aproveite para lembrar dos bons momentos. Rogamos para que o consolo vindo do céu alcance nossos corações e nos dê força para seguir. Que nossos entes queridos estejam a olhar por nós e em paz onde estiverem. Hoje é dia de olhar para o Cristo ressuscitado e renovar a fé na vida eterna. Mais do que tristeza, que seja um dia de esperança e reflexão. De celebrar as lembranças dos que já se foram e, principalmente, dar valor aos que ainda estão ao nosso lado.


 

Publicidade

Veja também