Um problema antigo e novo... já que nunca acaba

EDITORIAL -

Data 02/03/2024
Horário 04:15

É um problema antigo-novo. Ou, novo-antigo. Enfim, a dengue permanece no meio de nós e já não é segredo para ninguém que é um problema social. É responsabilidade de todos e não só das administrações públicas, por exemplo. Todos, sem exceção, devem fazer sua parte e precisam ajudar. Ou então, esse mosquito ainda vai adoecer e matar muita gente. 
Como parte das ações já feitas por Presidente Prudente, neste sábado, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realiza nebulização costal contra a dengue em mais 18 escolas da cidade. A ação faz parte do "Dia D" de mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Durante o trabalho, os agentes de endemias entram nos prédios, onde o inseticida é depositado.
A dengue continua a assombrar, representando uma ameaça séria à saúde pública e exigindo uma resposta conjunta e enérgica. Esta doença não apenas causa sofrimento e mortes evitáveis, mas também sobrecarrega os sistemas de saúde e prejudica o desenvolvimento econômico das regiões afetadas. Enfrentar a dengue requer um compromisso coletivo e medidas coordenadas que envolvam governos, profissionais de saúde e, crucialmente, a participação ativa de cada indivíduo.
A eliminação de recipientes de água parada é uma medida simples, mas eficaz, para interromper o ciclo de reprodução do mosquito. Além disso, é fundamental garantir a limpeza de calhas, ralos e outros locais onde a água possa se acumular, proporcionando um ambiente propício para a proliferação do vetor. A conscientização pública desempenha um papel fundamental na luta contra a dengue. Campanhas educativas devem ser intensificadas para informar a população sobre os sintomas da doença, os métodos de prevenção e a importância da busca por assistência médica adequada ao primeiro sinal de infecção. A educação é uma ferramenta poderosa na capacitação das pessoas para protegerem a si mesmas e suas comunidades contra a dengue.
Não se pode mais permitir que a dengue continue a ceifar vidas e causar sofrimento. Chegou o momento de unir forças, de agir com determinação e de trabalhar para erradicar essa epidemia de uma vez. Somente com a colaboração de todos será possível garantir um futuro livre da dengue para as gerações futuras.
 

Publicidade

Veja também