Unipode: 29 anos de atuação em defesa das pessoas com deficiências

Presidente da instituição, Lourivalter Gonçalves, indica que entidade se destaca por oferecer serviços especializados a indivíduos que, muitas vezes, enfrentam desafios únicos na vivência diária

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/08/2023
Horário 07:12
Foto: Unipode está localizada na Rua José Antônio Pereira, 240, no Jardim Satélite, em Prudente 
Arquivo/Unipode
Arquivo/Unipode

Instituição dedicada ao atendimento de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, a Unipode (União das Pessoas com Deficiência) de Presidente Prudente celebra, em 2023, seu 29º ano de atuação no município. Sob a liderança do presidente Lourivalter Gonçalves, a instituição se destaca por oferecer serviços especializados a indivíduos que, muitas vezes, enfrentam desafios únicos na vivência diária.   

Atualmente, de acordo com Lourivalter, a Unipode presta apoio a um total de 60 pessoas, bem como as famílias dos atendidos. O presidente da instituição indica que a entidade preenche uma lacuna essencial ao oferecer um leque diversificado de serviços voltados a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sejam adultos ou idosos. 

Entre os serviços oferecidos estão: oficina de artes, lúdica criativa, cozinha experimental, casinha terapêutica, atividades de vida prática e diária, oficina integrativa para usuários e suas famílias, atividades físicas, atendimento psicológico e psicossocial, além do inspirador projeto de dança "Quem dança seus males espanta". 

Profissionais atuantes

Lourivalter indica a equipe da Unipode é composta por 14 profissionais, incluindo técnicos e equipe de apoio, todos engajados na missão da instituição. Para garantir sua operação, a Unipode conta com recursos provenientes de diversas fontes. 

“[São] 14 funcionários entre técnicos e equipe de apoio. [A Unipode] recebe recursos através da Assistência Social, dos governos municipal e estadual. E também através da lei federal de incentivo fiscal para o desenvolvimento e manutenção do projeto de dança. Além disso, 40% dos custos totais precisam ser adquiridos através de doações da sociedade. [Os recursos também são provenientes de] eventos beneficentes: galinhada, churrasco, entre outros”, complementa o presidente da entidade. 

Principais desafios

O presidente da Unipode indica que a instituição enfrenta o desafio constante da falta de recursos financeiros para manter a qualidade e a eficácia de seus serviços, bem como para expandir suas atividades. “A busca por financiamento adequado é uma preocupação constante para ampliar o atendimento às pessoas que necessitam e suas famílias”, pontua.

Principais conquistas

A trajetória da Unipode é marcada por conquistas significativas, indica Lourivalter: a construção de uma sede, um espaço amplo, adaptado e bem-estruturado para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Além disso, o presidente indica que a instituição tem orgulho de promover a autonomia e independência de seus assistidos, buscar parcerias, garantir a idoneidade e transparência de suas ações, e adquirir os recursos necessários para suas atividades. “Temos uma diretoria atuante que sempre busca parcerias e recursos e é preocupada com a manutenção e a qualidade do atendimento, aquisição de bens e utensílios necessários para realização do trabalho, idoneidade e transparência do nome da instituição”, descreve.

Importância à comunidade

Lourivalter relata que a atuação da Unipode é de vital importância para a comunidade de Presidente Prudente. “A entidade atende a uma demanda de pessoas com deficiência diferenciada, são usuários que, em sua grande maioria, passaram pela educação através do ensino regular ou especial da rede pública”, inicia o presidente da Unipode. 
“Outros tentaram ser inseridos no mercado de trabalho, porém, sem sucesso, ou até mesmo desligados de outras instituições que atendem a pessoa com deficiência no município. Estes usuários têm limitação intelectual e/ou múltiplas leve e moderada, que se tornam adultos e idosos, e, nos dedicamos para preservar sua autonomia, independência, inclusão social e qualidade de vida”, complementa. 

Programação especial

As comemorações dos 29 anos da Unipode incluíram uma missa em ação de graças celebrada pelo padre Adilson, no dia 10 deste mês. Além disso, no último domingo foi realizada uma oficina sobre as inúmeras possibilidades de pôr o corpo em movimento, além de um show beneficente da cantora Tata Miele, promovido nesta terça, no Buffet Fanny. Será realizado também um chá bingo no dia 28 (segunda-feira) na sede da entidade.
Segundo o presidente da instituição, todos os recursos provenientes do show serão destinados integralmente em prol da Unipode, reforçando o compromisso da entidade em continuar sua missão fundamental de assistência e apoio às pessoas com deficiência em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também