Universitários destinam 12 mil medicamentos para farmácia comunitária em Prudente

Arrecadação dos calouros do curso de Medicina abastece Ambulatório Médico, onde famílias em situação de vulnerabilidade podem retirar remédios gratuitamente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/08/2025
Horário 16:48
Foto: Ector Gervasoni
Medicamentos de vários tipos foram destinados para Farmácia Comunitária
Medicamentos de vários tipos foram destinados para Farmácia Comunitária

Cerca de 12 mil medicamentos foram arrecadados pelos calouros do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, e agora estão disponíveis para famílias carentes da região. O material foi arrecadado durante a recepção dos novos estudantes e, nesta sexta-feira, foi levado para a Farmácia Comunitária, que fica no Ambulatório Médico “Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”.

Por meio de uma força-tarefa com os alunos – não só calouros, mas também veteranos -, o caminhão foi carregado no campus 1 pela manhã para transportar os donativos até o destino final. Entre os remédios arrecadados, antidepressivos, suplementos vitamínicos, anti-inflamatórios, entre outros.

A presidente do Dajham (Diretório Acadêmico Doutor José Hamilton do Amaral), Isadora Creste, do 7º termo, explica que a campanha já é tradicional, realizada em todos os semestres. “A gente pede para que eles consigam o maior número de amostras para fazermos essa doação neste período”, explica.

Isadora reforça que esse compromisso destaca o papel social dos futuros profissionais. “O pessoal sempre gosta de participar e é muito importante. Vamos nos formar como médicos e esses medicamentos fazem total diferença para atender a população e fazer o Ambulatório funcionar”, denota.

Um dos calouros que ajudaram na ação e fizeram parte da “corrente humana” para carregar o caminhão foi Teodoro Costa. Nos primeiros dias da graduação em Medicina - faculdade que sempre foi um sonho e um objetivo alcançado com muito esforço -, ele gostou de colaborar. “Foi bem legal! Esses atos de caridade são muito importantes”, afirma. 

A Farmácia Comunitária é mantida por doações, atendendo pessoas carentes de Presidente Prudente e região. Elas podem procurar o local e fazer a retirada dos itens gratuitamente.

Também foram arrecadados alimentos durante as ações. “Eles vão ser encaminhados para a Casa Abrigo e para o Lar dos Meninos, aqui em Prudente”, explica a coordenadora administrativa da Secretaria da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), Adriana Alba Santos.

Além dessa ação, os estudantes também têm projetos sociais ao longo do ano. “Em setembro, fazemos arrecadação de alimentos e artigos de higiene, por meio da campanha Adote um Calouro, promovendo também uma integração entre os alunos”, explica a presidente do Diretório.

Foto: Ector Gervasoni - Corrente do bem foi realizada por alunos da Medicina da Unoeste

Publicidade

Veja também