Unoeste orienta sobre impacto da saúde bucal na saúde geral e qualidade de vida

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/11/2022
Horário 07:12
Foto: Cedida
Manutenção da saúde bucal impacta positivamente no controle de doenças sistêmicas
Manutenção da saúde bucal impacta positivamente no controle de doenças sistêmicas

Cada vez mais, a odontologia vem mostrando forte correlação entre saúde geral e saúde bucal. O exemplo mais recente foi a pandemia da Covid-19, quando foi observado que indivíduos com periodontite (doença que acomete os tecidos de suporte dos dentes) apresentavam riscos de complicações mais graves quando acometidos pelo SARS-CoV-2. 
Muitas doenças bucais como a periodontite, candidíase bucal e a cárie ocorrem como uma resposta à presença de biofilme maduro, o qual é a associação de microrganismos em uma matriz, observada como uma massa branca amarelada sobre os dentes ou próteses dentárias. Os microrganismos fazem parte naturalmente do ambiente bucal. Contudo, sua desorganização rotineira através dos hábitos diários de higienização e das consultas profissionais periódicas, garante que esse biofilme seja compatível com os níveis de saúde e diminua o risco de manifestar doenças bucais, ressalta a professora Carolina dos Santos Santinoni, do curso de Odontologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)
A maior influência comprovada até os dias atuais sobre a relação entre saúde geral e saúde bucal é o diabetes. Nestes casos, indivíduos com doenças bucais não tratadas podem apresentar dificuldades para controle da glicemia; por outro lado, indivíduos diabéticos não controlados apresentam maior dificuldade em obter níveis adequados de saúde bucal, enfatiza Amanda Munarolo Piacenza de Oliveira, aluna de graduação em Odontologia da Unoeste.
O tabagismo também tem várias consequências na cavidade bucal, das mais simples, como a pigmentação dos dentes, até as mais complexas, como o câncer bucal. O hábito de fumar pode influenciar negativamente a saúde dos tecidos de suporte dos dentes, podendo inclusive levar a sua perda precoce. As mesmas consequências podem ser observadas sobre os implantes dentários. Os efeitos prejudiciais para a saúde nos fumantes são dependentes da quantidade de cigarros consumidos diariamente, afirma a professora Carolina. Eliminar o hábito de fumar e realizar consultas de acompanhamento com um dentista auxiliam a retomar o estado de saúde bucal e geral.
A manutenção da saúde bucal também está associada a outras condições sistêmicas, como doenças cardíacas, obesidade, má-nutrição, gestação, estresse e depressão. De acordo com a Academia Europeia de Periodontologia e a Federação Mundial do Coração, indivíduos com diagnóstico de alterações cardíacas (como pressão alta, enfarte e acidente vascular cerebral) devem aderir a um programa regular de visitas ao cirurgião dentista para tratamento, manutenção e prevenção de doenças bucais.
Os hábitos saudáveis, de maneira geral, fazem parte da construção de uma boa saúde bucal e geral. A prevenção realizada através das consultas de acompanhamento, seja pelo médico ou pelo cirurgião dentista, é o melhor caminho para evitar o acometimento por doenças e para manutenção da qualidade de vida.

(Matéria integrante de projeto de extensão universitária [PROEXT-REITORIA; 18854/2022], sob coordenação do Prof. Dr. Douglas Roberto Monteiro [Unoeste])

Publicidade

Veja também