Upgrade em seu sistema nervoso

Jair Rodrigues Garcia Júnior

A medida de quanto dependemos de nosso sistema nervoso central (SNC, cérebro) nas 24h do dia é dada pelo seu funcionamento até mesmo quando estamos dormindo, nos recuperando das atividades. O processamento de informações continua com a formação de memórias de longo prazo e consolidação da aprendizagem dos estímulos recebidos.

Conceito evoluido

Estudos de neurofisiologia com equipamentos de imagem de alta resolução permitem identificar a função de estruturas e regiões do SNC sob diferentes estímulos. Apesar disso, a população em geral acredita que apenas atividades intelectuais desenvolvem o SNC, mesmo já se sabe há muito tempo da importância do exercício físico para o completo desenvolvimento do SNC.

Na infância

No desenvolvimento do bebê, nos primeiros meses, os estímulos adequados fortalecem a musculatura ainda frágil e promovem as sinapses (conexões entre neurônios) necessárias para o equilíbrio e coordenação motora para manipular objetos e engatinhar. O córtex motor, região responsável pelo controle motor, inicia o desenvolvimento dos primeiros padrões motores complexos. É o desenvolvimento psicomotor.

Bebês e adultos

A aprendizagem de habilidades motoras não se limita aos bebês e crianças, pois se estende aos adultos. Em todas as idades, a aprendizagem motora estimula regiões cerebrais como o hipocampo e responsáveis pela memória. Também representa grande satisfação para bebês até adultos, ao estimular o sistema límbico, região associada à motivação, recompensa e emoções. Lembra-se daquela “sensação boa” de executar bem um movimento?

Busque o novo

A aprendizagem motora acontece também em adultos, bastando praticar um novo exercício. A prática estimula novas sinapses e a consolidação de padrões motores que se tornam até automatizados (executar sem pensar). O desenvolvimento pleno do SNC no adulto jovem tem grande importância no processo de envelhecimento, quando o desempenho cognitivo é inevitavelmente descendente. Aqui também se aplicam os conceitos de ponto de inicio da perda (PIP) e de velocidade da perda (VP). Enquanto adulto jovem eleve o nível de seu PIP e, na senescência, continue praticando para diminuir a VP.

Exercício para o SNC

O exercício físico é uma intervenção que mantém o volume, a integridade e funcionalidade dos neurônios e sinapses, desacelerando a diminuição do desempenho cognitivo e mantendo a autonomia e qualidade de vida ao longo do envelhecimento. Seja para exercícios cíclicos e repetitivos (ex. corrida e natação) ou para treinamentos e esportes que exigem variação de movimentos o tempo todo, o SNC é exigido para a execução e está sendo estimulado, proporcionando o aprimoramento dos padrões motores, que dependem de novas sinapses.

 

Aprendizagem motora acontece também em adultos, bastando praticar.

 

 

 

Veja também