Usuários da saúde

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/10/2022
Horário 05:10

Os vereadores prudentinos aprovaram nesta semana requerimento que sai em defesa dos usuários da saúde, solicitando ao prefeito Ed Thomas (PSB) que a coleta de exames na rede municipal de saúde seja retomada no mínimo três vezes por semana.

REDUÇÃO DE COLETAS
Conforme o autor do requerimento, o vereador correligionário do prefeito e presidente da Câmara Municipal, Demerson Dias, as coletas foram reduzidas para somente uma vez por semana.

FILA DE ESPERA
A drástica redução tem gerado aumento na fila de espera e o atendimento à demanda está demorando de 30 a 35 dias; o que é visto como muito tempo para quem está enfrentando problemas com a saúde.

EM DESCONFORTO
Ainda conforme o vereador, essa medida gerou desconforto na população diante da demora e do fato de dependerem dos exames para o fechamento de diagnósticos médicos e encaminhamento aos especialistas.

ERA TODOS OS DIAS
Ainda de acordo com o vereador, a coleta de exames há algum tempo ocorria todos os dias, de segunda a sexta-feira. Portanto, cinco dias por semana. Isso se dava quando havia convênio da Secretaria Municipal de Saúde com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

LÓGICA CRUEL
Habituado a tratar de questões de saúde e por isso é conhecido como Demerson da Saúde, o vereador afirma haver uma consequência lógica com a redução adotada: menos dias de coleta, maior é a fila de espera. 

LINHA QUEBRADA
O presidente da Câmara conta que tem sido procurado por usuários de UBSs (Unidades Básica de Saúde) e falou sobre a possibilidade do prefeito Ed Thomas não ter recebido essa informação da gestão pública da área de saúde.

BRASA APAGADA
Como fato de observação, no entendimento do Plantão tem muita gente que não entra em discussão política em favor de um ou outro candidato, mas já está decidido em quais candidatos irá votar para governador e para presidente.

FEIRA LIVRE
Em requerimento aprovado pela Câmara Municipal, a vereadora Professora Joana D'Arc (PSB) atende solicitação de feirantes e consumidores para cobrar segurança na feira livre da Avenida Manoel Goulart, sábado à tarde e domingo de manhã.

AMEAÇAS VERBAIS
Conforme o documento, tem sido frequente a presença de indivíduos circulando pela feira e interpelando consumidores em feirantes, gerando desconforto e até ameaças verbais, por conta de estarem alcoolizados. 

PARA A SEMOB
A vereadora encaminha ao prefeito Ed Thomas a solicitação de providências, através da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) para resolver o problema. 

FORÇA OSTENSIVA
Conforme entendimento da vereadora Joana D´Arc, o comando da Polícia Militar deve ser comunicado e que destine efetivo permanente nos dois dias de feira, para que a força ostensiva evite ameaças verbais e brigas, dando segurança às pessoas do bem. 

Publicidade

Veja também