A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) realiza neste sábado dois plantões de coleta de sangue e chipagem em cães em Presidente Prudente. No período da manhã, das 8h às 12h, a equipe atenderá os moradores do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, na Praça da Juventude "Jaime Barbosa de Moura", localizada na Avenida João Domingos.
Os moradores do Residencial Monte Carlo serão atendidos no período da tarde, das 14h às 16h, na Rua Adelaide Marasso Belão, nas proximidades da Academia da Terceira Idade.
Quem recebeu notificação deve obrigatoriamente levar os cães em um dos locais dos plantões neste sábado ou durante a semana, na UVZ, que funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3905-4220.
A coleta de sangue visa a testagem da LVC. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.
Já a microchipagem visa a identificação dos animais domésticos, contribuindo para minimizar o abandono. Com isso, caso seja recolhido nas ruas pelo município, o pet poderá ter o seu tutor identificado por meio do microchip.