Vacina é aliada da evolução da sociedade

EDITORIAL -

Data 21/10/2020
Horário 04:15

A importância da vacinação é um assunto que, frequentemente, ganha os centros de debate. Embora a imunização para diversas doenças seja garantida a toda a população brasileira por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), há a necessidade constante de desmistificar controvérsias sobre a vacina e promover campanhas que conscientizem os cidadãos a procurar uma unidade de saúde e atualizar a sua caderneta.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a corrida contra o tempo para entregar à rede municipal de Saúde uma vacina segura e eficiente para os brasileiros, surgiu novamente o intenso debate sobre a obrigatoriedade da imunização a partir do momento em que as primeiras doses forem disponibilizadas nos postos de saúde.
Num período em que devia prevalecer a preocupação com a saúde pública, governos se dividem e defendem seus próprios discursos, numa briga de egos, quando, na realidade, deveriam se unir para pensar no bem de toda a população. Enquanto um governante defende que a vacina deve ser obrigatória, o outro preconiza que esta deve ser opcional. Consequentemente, não há um consenso e ninguém é beneficiado com este conflito.
O que se sabe é que a vacina é produto de um prolongado estudo científico, que leva em consideração diversas etapas de pesquisas e testagens antes da oferta à população. Se hoje vivemos em um mundo onde a expectativa de vida é longa e a qualidade de vida alta, certamente devemos isso à ciência, que contribuiu para que diversas doenças fossem erradicadas ou prevenidas a partir dos imunizantes.
Vale ressaltar que a vacinação não deve ser uma decisão individual, considerando que, ao optar por não se proteger, o indivíduo não está colocando em risco apenas a sua saúde, mas a de todos aqueles que o cercam. Doenças anteriormente erradicadas são reintroduzidas nos países pelo simples fato de que alguém não se vacinou. É lógica simples e não há por que questioná-la.
A vacinação é uma das maiores revoluções da medicina e da saúde pública. Mais do que nunca, num período em que tanto se destacou a necessidade dela, precisamos levá-la a sério. Imunização não é brincadeira: é fundamental para que a sociedade avance com saúde e bem-estar.

Publicidade

Veja também