Vacinar é o mínimo que podemos fazer!

EDITORIAL -

Data 02/04/2022
Horário 04:15

Mal começamos o outono, e as mudanças de temperatura já preocupam. Hospitais de Presidente Prudente e região estão lotados de crianças, à espera de atendimento e até de internação. Os sintomas, em sua grande maioria, são iguais: febre, tosse, dor no corpo, coriza... Algumas têm até falta de ar!
Conforme análise feita pelo Boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e divulgada na edição de ontem, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças continuam em alta, e o aumento da incidência chega a 309% na faixa etária de 5 a 11 anos, se a quarta semana de março for comparada com a primeira de fevereiro.
Os dados mais recentes avaliados pelos pesquisadores são do período de 20 a 26 de março e também mostram um crescimento de 110% na média móvel de casos de SRAG entre as crianças de 0 a 4 anos, em relação à primeira semana de fevereiro.
Vale destacar que a condição pode ser desencadeada não apenas por quadros graves da Covid-19, mas também de outros vírus respiratórios.
Tudo favorece o aumento: Ambientes fechados, quando as temperaturas caem; a não obrigatoriedade das máscaras, inclusive em escolas; e também e, principalmente, a falta de vacina, da Covid e da Influenza.
Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra a Covid-19 desde janeiro. Mas a imunização pra essa faixa etária segue lenta em todo o país. Medo de possíveis reações, receio pelo fato da vacina ter sido aprovada em tempo menor, ou porque são contra a ciência mesmo e fim de conversa. Vacinas salvam vidas e, se foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitárias), é porque são seguras e eficazes. Chegou a vez, corra lá!
Na próxima semana, tem início também oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será dividida em duas etapas. A primeira, de 4 de abril a 2 de maio, será direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; a segunda, entre 3 de maio e 3 de junho, abrangerá, entre diversos outros grupos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
É extremamente importante que a população participe da campanha e se vacine. Que imunize os seus pequenos. Os vírus estão aí. A pandemia não acabou. Se o inverno ainda nem chegou e já está assim, imagine daqui uns meses. Proteja a sua saúde, a saúde do seu filho (a) e de quem mora com você. Se vacinar é o mínimo que podemos fazer. Se cuide e cuide dos seus!
 

Publicidade

Veja também