Vagabundo

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do figo e do fígado

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/08/2021
Horário 05:30

Todo mundo sabe que xinga-se muito pelas redes sociais, que, pelo nível de certas pessoas, mais parecem esgotos sociais. Tem muita boca suja nas redes sociais, o que é lamentável e inaceitável. As pessoas deveriam conversar mais, discutir mais (até com certa veemência), mas sem ofensas e xingamentos.
Por falar em xingamentos, um dos mais usados é vagabundo. "O Zé Ruela é um grande vagabundo, o João Sem Braço não fica atrás: é outro vagabundo sem-vergonha", costuma-se dizer. Triste! Poxa, vamos discutir em alto nível ou não tão alto assim, mas sem xingamentos.
Fiz uma rápida pesquisa e descobri que o termo vagabundo possui 64 sinônimos para cada sentido da palavra. Alguns são "pesados", apropriados para desqualificar as pessoas. 
Nesse caso - dos "pesados" -, a palavra vagabundo significa bandido, canalha, desonesto, infame, patife e biltre. É o termo vagabundo usado no sentido pejorativo, esclareça-se. 
Evidente que vagabundo também designa alguém vadio, desocupado, preguiçoso, que quer matar quem inventou o trabalho, boa-vida, malandro e bandoleiro. Certamente são sinônimos mais "leves" na comparação com os que O Espadachim classifica de "pesados", é ou não é?
E não é que a palavra vagabundo inspira compositores e escritores? Pois é, dona Lelé da Cuca Vem Pegar. Um dos maiores boleros de todos os tempos é "El Vagabundo", gravado pelo Trio Los Panchos.
De autoria de Victor Simón (brasileiro) e Alfredo Gil, um dos versos diz que "tu me desprezas por ser vagabundo, mas vagabundo é o próprio mundo que vai girando no céu azul". Taí: é o vagabundo "aceitável", sem ofensas.
Caetano Veloso também embarcou nessa e nos brindou com "Coração Vagabundo". "Meu coração vagabundo quer guardar o mundo em mim, meu coração não se cansa de ter esperança de um dia ser tudo o que quer", diz um dos versos. Perfeito!
Evidente que há outras canções e poemas que destacam a figura do vagabundo e, por falar nisso, destaco, no arremate, o maior "vagabundo" de todos os tempos: Carlitos. Só que Carlitos (Chaplin) está mais pra vagabundo "malandro", pisando em ovos para sobreviver e girando como o próprio mundo.

DROPS

Classificado: Dr. Ciro João, cirurgião dentista.
(Odayr Baptista, humorista e radialista)

Talibã domina o Afeganistão. Show de obscurantismo é isso aí.

Brasil, país das castas e das castanheiras.

Pedágios e mais pedágios na região. Compre uma bicicleta. 
 

Publicidade

Veja também