Ele já foi sinônimo de luxo. Transportou riquezas e nobrezas sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Mas há tempos se manteve entregue à própria sorte, ou aos cuidados e descuidados de moradores de rua, traficantes e desocupados, nas proximidades da antiga estação ferroviária e do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Mas, ontem, o vagão de passageiros concedido em janeiro pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) ao município ganhou um novo direcionamento. Foi transferido ao Centro de Eventos IBC, antigo Instituto Brasileiro do Café, onde deverá ser transformado em uma espécie de escritório, que poderá abrigar a organização dos eventos culturais realizados na cidade.

Transferência precisou do auxilio de guindaste e carreta
Com o auxílio de um guindaste e de uma carreta, o vagão deixou, na manhã de ontem, a área onde ficou abandonado por longos e incontáveis anos. A estrutura foi doada pelo Dnit ao município em 29 de janeiro, com o prazo máximo de até 120 dias para ser retirado do local. O prazo se findaria em 28 deste mês, entretanto, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) preferiu se antecipar à data-limite.
Em seu novo lar, o vagão terá uma destinação cultural, bem diferente à que recebia sob os velhos e enferrujados trilhos da linha férrea. "Este é o último vagão de transporte de passageiros da região, que depois ficou abandonado e utilizado por moradores de rua, como ponto de prostituição e venda de drogas. O que já foi sinônimo de luxo e riqueza foi desprezado e depredado. Mas, agora, irá novamente gerar e transportar riquezas, no sentido de trazer conhecimento e cultura à região", afirma o secretário municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira.
O aspecto degenerado de outrora deverá passar por uma limpeza química e ganhar a aparência do inox. Além disso, as janelas vazadas deverão receber vidros blindex, enquanto o acabamento interno deverá ser revestido em madeira. Tudo isso, para abrigar as comissões organizadoras dos principais eventos culturais realizados em Prudente ao longo do ano, como, por exemplo, o Salão do Livro e a Festa das Nações. "A intenção é transformá-lo em um espaço dinâmico, que poderá servir como base da organização dos maiores eventos da cidade", ressalta o chefe da pasta.
Previsão de inauguração
O Salão do Livro, inclusive, é tido como o primeiro destino do agora imóvel vagão. Isso porque, o secretário espera inaugurá-lo para o evento, que está previsto para ocorrer em meados de outubro. Para isso, o secretário diz que o Executivo prudentino não destinará uma verba específica para a reforma do vagão, haja vista que a mesma não teria sido prevista no orçamento anual. Mas José Fábio relata que a expectativa é encontrar apoio junto à iniciativa privada para efetivar a reforma.
"Não sabemos quanto deverá ser gasto na reforma, até porque ainda não temos um projeto elaborado por um arquiteto. Porém, assim que tiver o projeto e a estimativa dos valores, vamos buscar patrocinadores para ajudar na obra", salienta o secretário.