Vai uma Cajamanga aí?

O Espadachim, um cronista do tempo do Cinema Scope

OPINIÃO - Sandro Villar

Data 21/07/2020
Horário 05:34

Algumas árvores frutíferas são encontradas nas ruas de Presidente Prudente e isto é muito bom. Árvores frutíferas são comuns em ruas e praças de cidades chinesas. Bem que a moda poderia pegar por aqui e também Brasil afora. Já pensaram o Parque do Povo com abacateiros, bananeiras, laranjeiras, mangueiras e outras árvores que dão frutos, mesmo que seja o fruto proibido?
Como o cronista disse logo na primeira linha, há árvores frutíferas na cidade. E não é que na Rua das Palmeiras, esquina com a Rua dos Ipês Roxos, há um abacateiro e um pé de cajamanga. Ou caja-manga, mas o detalhe da grafia, no caso, não chega a ser relevante.
No momento, o abacateiro está, por assim dizer, improdutivo, isto é, sem abacates, parecendo certas administrações públicas. Quando os frutos se desenvolvem são disputados pelos transeuntes, que usam varas e até pedras para fazer a "colheita".
E quanto ao pé de cajamanga? Seus frutos também são bastante disputados, sendo os preferidos pelos "consumidores" em comparação com os abacates. Se observei direito, a árvore dá frutos o ano inteiro. Seria essa árvore a "coelha" do reino vegetal?
O pé de cajamanga é alto pra cachorro. Aliás, se me permitem o chiste (chiste é bom), é mais alto do que jogador de basquete e, se me permitem outro exemplo comparativo, é mais alto do que o desemprego naquele longínquo país da América do Sul, descoberto por um certo Cabral.
A altura não é empecilho para colher as frutas. Tem gente que usa varas enormes e, como ocorreu outro dia, pedras também são usadas. Um sujeito simplesmente pegou um pedaço de tijolo, quase meio tijolo, e arremessou na direção de uma fruta. Não deu certo. 
Agora, é o tal negócio: e se alguém que estivesse passando pela esquina fosse atingido pelo tijolo? Um carro também poderia ter sido atingido. É muita irresponsabilidade colocar a vida dos outros em perigo apenas para se apoderar de uma fruta. Fim da picada ou a picada do fim.
A cajamanga é boa para a saúde? Claro, não poderia ser boa para a doença, cara-pálida. A fruta tem vitaminas, como a C, ferro, fósforo e outras substâncias. 
Quem gosta de cajamanga deve comprá-la no mercado ou na feira livre, pois tentar "colher" a fruta na árvore que fica na esquina citada na crônica dá um trabalho danado, além de ser perigoso. Não vale a pena e, por falar nisso, olhem também para o alto nessa esquina por motivos óbvios. Ou usem capacete. 

DROPS

As frutas não são infrutíferas.

Cloro e Quina. O primeiro é adicionado na água encanada e a segunda é jogo de azar.

Bolsonaro tomou Annita. Fiquem sossegados, fãs da cantora, pois a grafia do nome dela é outra: Anitta.

Estamos todos no mesmo teco-teco? Quem é que sabe?
 

Publicidade

Veja também