Valéria Kumizaki é melhor carateca do Brasil

Esportes - Jefferson Martins

Data 17/12/2015
Horário 00:23
 

Desbancando todos os caratecas do Brasil, a prudentina Valéria Kumizaki recebeu, na noite de anteontem, a principal titulação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A atleta foi eleita a melhor do país na modalidade em que atua, no 17º Prêmio Brasil Olímpico, realizado no Rio de Janeiro (RJ). Ela conta que nos últimos anos esteve presente como espectadora, porém, desta vez, subiu ao palco como uma das ganhadoras. A entidade homenageou ainda atletas de outras 48 modalidades esportivas.

Kumizaki revela que apesar da escolha ter sido em 24 de novembro, foi pega de surpresa, pois via outros nomes a sua frente. "É um evento bem grande, um prêmio nacional. Todos os anos que têm Jogos Pan-Americanos eles premiam o caratê. Esse ano achei que seria o Douglas Brose, mas fui eu e fiquei muito feliz", comemora. E completa: "Eu sempre ficava pensando: ‘Se Deus quiser um dia quero ganhar’, e veio em 2015", celebra.

Jornal O Imparcial Prudentina desbancou todos os atletas da modalidade

No Pan, realizado em Toronto, no Canadá, este ano, a prudentina ficou com a medalha de ouro. "É uma conquista que eu sempre almejei e graças a Deus deu tudo certo. Foi um ano muito bom para mim, além de ter conquistado o Circuito Mundial da Primeira Divisão ", lembra. No circuito, foram oito etapas e a atleta garantiu o ouro em três delas, e foi bronze em outras três.

 

Melhores do ano

Segundo informações da "Folhapress", no evento, o COB concedeu o título de melhores atletas do ano também ao canoísta Isaquias Queiroz e à nadadora Ana Marcela. Isaquias conquistou três medalhas no Pan de Toronto. No Mundial na Itália, o baiano abriu mão de competir na prova C1 1000, onde tinha potencial para ser campeão, para buscar a classificação em outras duas provas para os Jogos Olímpicos Rio 2016: terminou campeão no C2 1000 e bronze no C1 200, classificando nos dois.

Ainda segundo a "Folhapress", Ana Marcela, maratonista aquática foi medalha de bronze na prova olímpica de 10 km (quilômetros) e ouro na prova de 25 km, ambas no campeonato mundial de Kazan. O também nadador Tiago Pereira foi eleito o atleta da torcida pelo público.
Publicidade

Veja também