Em Presidente Prudente, o preço médio do quilo da cebola teve queda de 39,15% na primeira quinzena deste mês em relação ao resultado do mesmo período de agosto, aponta o IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. O produto passou de R$ 4,73 no mês passado para R$ 2,88 em setembro. Desta vez, o menor preço encontrado nos estabelecimentos foi de R$ 1,99 e o maior, de R$ 4,29.
A pesquisa revela deflação de 1,94% no valor total da cesta básica no mesmo intervalo de tempo. O consumidor que gastava R$ 938,65 para a compra dos itens, hoje gasta, em média, R$ 920,47. Ou seja, uma economia de R$ 18,18.
O levantamento foi realizado no dia 6 de setembro.
O grupo de alimentos apresentou diminuição de 2,40%. Além da cebola, se destacou a batata (kg), com decréscimo de 28,91%.
Em contrapartida, o grupo de artigos de limpeza registrou inflação de 0,85%, com destaque para o sabão em pó (1 kg), que teve alta de 19,72%, e para a água sanitária (1 l), com um aumento de 6,21%.
Por fim, o grupo de higiene pessoal também apontou inflação, de 0,03%, em que o papel higiênico (4 unidades, 30 m, folha simples) teve acréscimo de 21,59%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como é o caso da margarina (500 g), que variou entre R$ 3,09 e R$ 8,99, resultando numa diferença de 190,94%, e o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), que oscilou de R$ 2,45 a R$ 6,79, com uma diferença de 177,14%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 57%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 425,12. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 271,03, economizando, assim, R$ 154,09.
A pesquisa teve a participação de três alunos da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário