Veículos abandonados podem gerar problemas graves, de saúde pública e de trânsito

EDITORIAL -

Data 24/11/2021
Horário 04:15

Quem nunca andou por aí e se deparou com um carro “sem dono” ou sem motorista, largado na rua e com sinais de deterioração? Alguns com pneus murchos, outros com a lataria amassada ou enferrujada, ou até mesmo com os vidros quebrados ou abertos. Como se não bastasse a falta de conscientização de alguns moradores, para manter o seu quintal limpo ou deixar os agentes da Vigilância Sanitária entrarem para vistoria, Presidente Prudente também convive há um bom tempo com o abandono de veículos em vias públicas.
Não é um, nem dois ou três, são vários, na mesma situação. Estão lá há meses parados, ocupando vaga de estacionamento, sendo usados para práticas ilícitas, podendo - dependendo do lugar - causar um acidente, acumulando sujeira e o pior, servindo de ambiente propício para proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, que costuma chegar com tudo nessa época mais quente do ano.
Com o objetivo de amenizar o problema e recolher estes veículos, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), iniciou na segunda-feira mais uma etapa da Operação Lata Velha. No primeiro dia de ação, conforme noticiado neste diário, cinco automóveis já foram levados para o pátio de apreensão.          
O trabalho, que segue durante a semana, é baseado na Lei Municipal 7.628/2011, que garante o direito do recolhimento após a notificação ao proprietário - desta vez foram lançadas aproximadamente 80 notificações - e o prazo de dez dias para cumprir a determinação. Caso o responsável não se manifeste, a situação é caracterizada como abandono, o carro é guinchado e apreendido. A partir daí, o dono do veículo tem 90 dias para retirá-lo, mediante o pagamento de taxas e multas, ou o mesmo vai a leilão.
Chegar a este ponto é um absurdo! O que adianta, por exemplo, a Prefeitura durante o ano fazer campanhas destinadas ao combate à dengue e leishmaniose, investir em prevenção, se os maiores prejudicados - a população - não fizerem a sua parte? Veículos abandonados, com vidros abertos, além de acumularem água com as chuvas e se tornarem foco do Aedes, são um ambiente perfeito para o aparecimento de escorpiões, entre outros animais peçonhentos. Sem contar que acaba atrapalhando ainda o trânsito no local.
Denúncias, nestes casos, são fundamentais. Ao se deparar com um carro nestas condições, basta a pessoa ligar para o número 156, que uma ordem de serviço será aberta e os agentes seguem até o lugar, para verificar a situação. Veículos abandonados em vias públicas geram transtornos ambientais, sanitários, de segurança e, ainda, prejudicam a saúde!
 

Publicidade

Veja também