Velho e conhecido acessório na pandemia, máscaras estão de volta!

EDITORIAL -

Data 26/11/2022
Horário 04:15

A alegria durou pouco. Para quem achava que, enfim, estava livre das máscaras, é importante saber que elas voltaram e seu uso já é obrigatório em diversos lugares do país. Nesta semana, diferentes notícias relacionadas ao assunto foram destaques em O Imparcial. 
Após alta de 250% em casos de Covid-19, no comparativo entre os meses de outubro e novembro, por exemplo, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), decidiu por recomendar, na quarta-feira, o uso das máscaras de proteção facial em ambientes fechados. O equipamento deve continuar sendo utilizado em todas as unidades de saúde da cidade.
Conforme as novas medidas, publicadas também nesta semana pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desde ontem o uso do acessório é obrigatório em aeroportos e aeronaves.
Diante do aumento de casos e óbitos por Covid-19 e da circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) emitiu uma nota em que recomenda a utilização de máscaras em ambientes fechados nas escolas da rede estadual de ensino. O transporte público também não ficou de fora. A partir de hoje, ela volta a ser obrigatória em ônibus, trem e metrô.
Aos poucos, as máscaras vão fazendo parte novamente da nossa rotina. E não adianta reclamar. Elas protegem e são essenciais no combate ao novo coronavírus. São variados modelos e cores disponíveis no mercado, além de diferentes tipos de materiais. Os preços também variam. É só procurar. 
O aumento de casos da Covid-19 em países como a China e algumas regiões da Europa servem de alerta para que as pessoas não abram mão dos cuidados individuais em relação à contaminação. Medidas de higiene, como lavar as mãos, usar máscaras em ambientes com pouca ventilação e evitar aglomerações, além de completar o esquema vacinal, continuam sendo ferramentas importantes no combate à doença. Mais importante que a estética, se o sorriso mais uma vez ficará escondido, é se cuidar, proteger quem você ama.
 

Publicidade

Veja também