VEM de Prudente intensifica ações de prevenção e combate às endemias a partir de amanhã

No primeiro dia, ação contemplará os bairros Parque e Vila Furquim, além do Jardim Itapura 1, localizados na área 4 da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/11/2020
Horário 17:02
Arquivo - Um dos objetivos da ação é reduzir número de criadouros de escorpiões
Arquivo - Um dos objetivos da ação é reduzir número de criadouros de escorpiões

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), realizará neste sábado, das 8h às 12h30, na área 4 de Presidente Prudente, a intensificação das ações de prevenção e combate às endemias e escorpiões.

A ação contemplará os bairros Parque e Vila Furquim, além do Jardim Itapura 1. Neste primeiro momento, a iniciativa consistirá em um questionário que será feito junto aos moradores a fim de ter pleno conhecimento sobre o que eles sabem e como agem em relação à separação de resíduos, doenças originadas em consequência do lixo, quais animais são atraídos, quais os impactos causados pela disposição inadequada de entulho, quantas pessoas da residência já tiveram dengue, entre outras questões.

Contando ainda com a entrega de um kit com folhetos informativos sobre os sinais e sintomas da dengue e da leishmaniose, bem como com os endereços dos Ecopontos para descarte correto de resíduos, a ação tem como objetivo orientar a população quanto às medidas de controle do Aedes aegypti e escorpiões, reduzir o número de criadouros do mosquito nas residências e de ambientes que propiciem a proliferação de escorpiões, entre outros.

Já no próximo sábado, dia 14, a ação retorna aos bairros e contará com a participação da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e Cooperlix (Cooperativa Trabalhadores Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). Dessa forma, haverá recolhimento de todo tipo de material, incluindo recicláveis que estiverem separados. No dia, não haverá coleta de entulhos.

Além disso, junto ao trabalho realizado com os caminhões, os agentes da VEM promoverão o BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), que consiste em apontar aos moradores todos os recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do Aedes aegypti, cujo mosquito é transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A Prefeitura ressalta que este é um projeto piloto que contemplará toda a área 4 de Prudente. Com mapeamento pré e pós-realização da iniciativa, e dependendo dos resultados surtidos, a ação, realizada também em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), poderá ser estendida para todas as áreas da cidade.

Publicidade

Veja também