VEM inicia visitas a 4,2 mil imóveis para medir infestação do mosquito da dengue em Prudente

Residências estão distribuídas nas sete áreas da cidade e são selecionadas por sorteio; no primeiro estudo do ano, feito em janeiro, resultado apontou risco de surto no município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/07/2023
Horário 17:22
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados
Em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados

Em Presidente Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) deu início, nesta segunda-feira, ao segundo levantamento do IB (Índice Breteau) e IIP (Índice de Infestação Predial) de 2023. O estudo mede a infestação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para efetuar o segundo levantamento deste ano, a previsão é de que sejam visitados 4,2 mil imóveis nas sete áreas da cidade, selecionados por sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados.

“Para a análise, foram sorteados 840 quarteirões. Por área, serão vistoriados 600 imóveis, aproximadamente 120 por quadra”, aponta.

As visitas serão feitas pelos agendes de endemias, devidamente identificados, até meados de julho. Já o resultado deve ser divulgado até o fim do mês agosto. “Caso chova muito durante o trabalho de campo, que acontece nos primeiros 15 dias, o prazo poderá ser estendido, pois precisaremos pausar as visitas”, adianta Elaine.

Risco de surto

Realizado em janeiro, o primeiro levantamento do ano apontou o IB em 9,1 e o IIP em 6,1, o que classificou a cidade em risco de surto, conforme o Ministério da Saúde, que considera como risco índice superior a 4.

Quanto ao IB, a cada 100 imóveis pesquisados em Prudente, foram encontrados 9,1 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti. Já o resultado do IIP, que totalizou 6,1, significa que, a cada 100 imóveis pesquisados, 6,1 destes continham larvas do mosquito.

Os dados coletados pelos agentes de endemias durante as visitas mostraram que 80% dos criadouros estão dentro das residências.

Publicidade

Veja também