A ONG (organização não-governamental) Instituto Map² Petevá "Mais Arte Para o Meu País - Pequeno Teatro de Vanguarda" está feliz com uma conquista. De acordo com a produtora cultural do espaço, Andréia Previtali, o instituto recebeu a Certificação Simplificada como Ponto de Cultura fazendo parte assim da Rede Cultura Viva. O feito foi publicado no Diário Oficial da União.
Segundo a produtora, a ONG desenvolve um trabalho orientado para a cultura e a transformação social, incluindo uma programação de ações de formação e difusão artística de cunho sociocultural utilizando e potencializando os aparelhos públicos municipal, desde 2012.
Ela explica que buscam desde então, realizar um trabalho local/regional a partir dos artistas da região que compõem cidades muito distantes do centro de produção cultural paulista, possibilitando que as pessoas sejam atendidas, direta e/ou indiretamente.

Andréia, produtora cultural, diz que tem paixão pela natureza, assim como pelo que faz
"Que se vejam/sintam como sujeito cultural de sua localidade. Desde então já desenvolvemos ações nas linguagens de teatro, literatura, fotografia, música, circo, dança e grafite. E com a certificação, isso se torna ainda mais forte. Temos projetos para serem implementados ainda este ano, como uma nova sede e a escolinha de circo, uma Mostra de Artes que está em fase de articulação, entre outras ações!", exclama Andreia.
Dentre diversos projetos que a produtora considera importante, um deles é "Mulheres das Terras Devolutas em Tempos de Luta", um trabalho fotográfico que o Instituto Map está realizando em parceria com o Bangalô do Pai Paulinho buscando em todo o extremo oeste paulista rostos que hoje representam a luta, a história da luta, na região.
"Fico muito feliz com essa conquista, pois assim como tenho verdadeira paixão pela natureza, amo o que faço!", exclama a artista.
Instituto
Andreia explica que o Map² é um espaço de construção compartilhada e produção colaborativa que busca atuar na área da educação, pesquisa, cultura, comunicação, direitos humanos, difusos, coletivos, e controle social, com o objetivo de potencializar e fortalecer ações de efetivação de políticas públicas na perspectiva da equidade e justiça social, participação popular, solidária, e democrática.
"Assim como precisamos do ar para respirar, do cheiro das flores para sonhar... a população necessita de acesso e fruição dos bens culturais, principalmente, de uma produção cultural capaz de dizer sobre nós mesmos", enfatiza.
Pontos de Cultura
São grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo governo federal.
A Política Nacional de Cultura Viva foi criada em 2014 para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural.
Já foram implementados 4,5 mil Pontos de Cultura em todo o país. Até 2020 a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural pretende fomentar mais 10,5 mil Pontos de Cultura para atingir a meta prevista no Plano Nacional de Cultura de 15 mil pontos em funcionamento.
Serviço
CONTATOS
Mais informações sobre a ONG Instituto Map² Petevá, a sede fica na Rua Rui Barbosa, 560, Presidente Venceslau. Os telefones são (18) 3272-1155 / 991704350. Nas redes sociais é possível acessar o link https://www.facebook.com/teatromap2; http://culturadigital.br/institutomap/ e
http://institutomap.tumblr.com/. E-mail:
[email protected].