Venceslau inicia 4ª dose da vacina contra Covid-19 em adultos imunossuprimidos

Município também anunciou terceira dose para adolescentes na mesma condição; atendimento ocorre no Centro de Saúde, das 12h às 15h30

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/02/2022
Horário 15:10
Foto: Prefeitura de Venceslau
Paciente imunossuprimido deve retornar ao Centro de Saúde para receber proteção adicional
Paciente imunossuprimido deve retornar ao Centro de Saúde para receber proteção adicional

Presidente Venceslau anunciou, nesta quarta-feira, uma nova etapa na vacinação contra o coronavírus. Pessoas com alto grau de imunossupressão que possuem 18 anos ou mais e que receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses já estão habilitadas para a aplicação da quarta dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde, se enquadram no perfil de pessoas com alto grau de imunossupressão os indivíduos que possuem imunodeficiência primária grave; quem faz quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/aids (vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida); indivíduos que fazem uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por menos de 14 dias; pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune: metotrexato, leflunomida, micofenolato de mofetila, azatiprina, ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumbe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe); pessoas com doenças auto inflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Também foi iniciada a aplicação da terceira dose em adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadram na categoria de imunossuprimidos, em conformidade com a lista citada anteriormente. No entanto, para esta faixa etária, a vacinação com a dose de reforço pode ser feita após o intervalo de dois meses da aplicação da segunda dose. "Em breve, devemos ter a abertura para os indivíduos que não são imunossuprimidos, mas primeiramente estamos atendendo os indivíduos nestas condições", comenta Grazieli Feriani, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica.

Para se vacinar, o paciente imunossuprimido deverá apresentar uma carta médica, atestado, exame ou receita, mesma exigência feita nas etapas anteriores. Ele também deverá portar os cartões de vacinação contra a Covid-19 que possui até o momento e os documentos pessoais, como RG e CPF (Cadastro da Pessoa Física).

Grazieli explica que, para a vacinação de adolescentes nesta categoria, as doses aplicadas precisam ser da Pfizer/BioNTech. "Não podemos aplicar outra vacina na terceira dose dos adolescentes imunossuprimidos, uma vez que os integrantes desta categoria foram vacinados com a Pfizer nas duas doses anteriores", expõe.

Para receberem as doses, os adolescentes e adultos que atendem aos requisitos mencionados devem procurar o Centro de Saúde de Presidente Venceslau de segunda a sexta-feira, entre meio-dia e 15h30. A unidade de saúde está na Rua Comandante Antenor Pereira, 10, no centro da cidade. O telefone para mais informações é o (18) 3272-9030.

Publicidade

Veja também