Venceslau tem suposto caso de leishmaniose

“Estamos tentando localizar a família que recebeu este cão, pois o mesmo foi doado e precisamos tomar providências", reitera a assessoria.

REGIÃO - Arize Juliani

Data 12/02/2015
Horário 07:41
 

A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau investiga o caso que envolve uma criança de um ano de idade que, supostamente, está diagnosticada com leishmaniose. O resultado dos exames não foi divulgado, por isso, o órgão municipal trabalha com hipóteses, mas realiza medidas necessárias para combater novos casos. Em nota, a Assessoria de imprensa da prefeitura informa que a notícia ocorre com base em informação de familiares da vítima e não pode ser considera oficial, visto que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade não foi notificada. A criança está internada no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente e não corre risco de morte.

De acordo com a médica veterinária responsável pelo Setor de Zoonoses do município, Carla Melo, todas as medidas necessárias foram tomadas, a exemplo do recolhimento do cão da casa da avó da criança. "Ele foi submetido a exame de sangue e o resultado foi reagente para a leishmaniose. O cão foi sacrificado", esclarece a nota. Além disso, os pais da criança doaram o cachorro da família para um canil, que também foi examinado e teve o resultado positivo. "Estamos tentando localizar a família que recebeu este cão, pois o mesmo foi doado e precisamos tomar providências", reitera a assessoria.

Já o hospital informa que a paciente permanece internada e é acompanhada pela equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. Neste sentido, a nota revela ainda que a Vigilância Epidemiológica está tomando providências nas imediações da residência da família, como a coleta de sangue dos animais, eutanásia em cães reagentes e visitas em cães sintomáticos. Também serão realizadas borrifações nos imóveis.
Publicidade

Veja também