A Prefeitura de Presidente Prudente concluiu nesta semana a entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cujos prazos de vencimento para pagamento iniciaram nesta quarta-feira e seguem até 28 de fevereiro.
A administração começou a entrega dos talonários no dia 15 de janeiro, distribuídos por meio dos Correios. Para o exercício de 2021, foram impressos 133.565 carnês, com previsão de arrecadação de R$ 59 milhões.
A Coordenadoria Fiscal e Tributária também publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial Eletrônico, um comunicado aos contribuintes que não receberam os carnês de IPTU pelos Correios.
Os proprietários desses imóveis devem comparecer à Prefeitura, no setor da Coordenadoria, que fica no térreo do prédio, para retirada do talão.
Outra opção oferecida ao contribuinte é solicitar a segunda via da guia de pagamento do IPTU diretamente no site da Prefeitura, por meio do endereço www.presidenteprudente.sp.gov.br.
Para o pagamento à vista em parcela única, a Prefeitura oferece desconto de 10% somente para o imposto, já que o desconto não recai sobre as taxas.
Em relação ao pagamento dos carnês, os bancos que estão recebendo estão descritos no talonário do IPTU: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Santander, Sicredi e Sicoob/Bancoob. As casas lotéricas recebem o imposto, entretanto, apenas valores abaixo de R$ 2 mil.
A Sefin (Secretaria Municipal de Finanças) ressalta que os contribuintes que não pagaram seus débitos até a data do vencimento pagarão multa de 0,20% ao dia até o montante de 20%, mais juros de 1% ao mês. Já no ano seguinte, esses débitos serão inscritos na dívida ativa do município.