Vender, lucrar e continuar em movimento

OPINIÃO - Tirso Meirelles

Data 23/02/2021
Horário 05:00

O mundo está ainda mais digital e assim vai continuar. Esta é uma das certezas que a pandemia nos trouxe. Diversos estudos apontam que 60% das relações comerciais serão totalmente digitais, via aplicativos, redes sociais, WhatsApp; e os 40% restantes serão híbridos, começando a compra no digital e finalizando no presencial ou vice versa.
 Ter consciência dessa nova condição de fazer negócios, ter coragem e dar o primeiro passo pode ser a diferença entre continuar no mercado ou encerrar a empresa. Foi o que aconteceu com centenas de milhares de empreendedores que atendemos em 2020. Como a Art Esfiha, restaurante libanês localizado na capital paulista, das irmãs Márcia, Maria Ângela e Rosa, que começaram vendendo esfihas de carne e kibes sob encomenda e agora têm um lugar aconchegante no bairro do Paraíso. 
Desde o início funcionavam de maneira bem tradicional e, por isso, os efeitos da pandemia acertaram em cheio, como a maioria dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Após um diagnóstico nosso e aplicação de ações de curtíssimo prazo, em menos de 90 dias, o desânimo em ver o salão vazio e os funcionários sem ter quem atender deu lugar a um largo sorriso: “seguimos as dicas e estamos trabalhando muito, atendendo pedido via WhatsApp e com delivery até de domingo”. Na estratégia proposta estavam renegociação de contratos, ajuste de custos e entrada no mundo das vendas online e do delivery, além de utilizar as redes sociais como ferramenta digital de negócios.
 As empresárias fazem parte de um grupo que extraiu o que há de melhor nas experiências vividas, aproveitou o presente para tirar do caminho o que impede de ganhar velocidade e musculatura, aprendeu a cada dia, ampliou redes, integrou esforços e agiu com foco no futuro.  
Esse é o check list que fizemos com as irmãs da Art Esfiha para deixar tudo pronto, arregaçar as mangas, vender e lucrar:
1 - Certifique-se que a saúde financeira da sua empresa está ok. Proteja seu caixa, ajustando custos fixos e variáveis. Renegocie compromissos com fornecedores, parceiros, prestadores de serviços; redimensione, se necessário, número de colaboradores; racionalize o estoque.
2 - Crédito orientado: existem diversas linhas de financiamento acessíveis. Mas só contrate crédito após analisar os custos da empresa.
3 - Inicie ou reforce sua presença online: invista em mídias digitais, com perfil nas redes sociais e em marketplaces. O Sebrae-SP concentra na plataforma compredopequeno.sebraesp.com.br diferentes iniciativas de diversos parceiros.  Para divulgar, marque presença nas redes, dê dicas, se relacione com seu público e conheça suas dores e desejos (quem sabe surja daí um produto ou serviço inovador).
4 - Garanta as medidas de segurança de seus colaboradores e de seus produtos/serviços e comunique claramente aos seus clientes.
5 - Atue em cooperação, expanda sua rede.
6 - Aprimore seus conhecimentos em gestão e no aperfeiçoamento de suas técnicas.
No Sebrae-SP, vamos continuar acelerando para garantir aos quase 5 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas paulistas, o acesso a soluções e ferramentas que ajudem nesta jornada. Porque acreditamos que é desta forma que vamos acelerar não só o processo de retomada, mas o de sustentabilidade do setor produtivo e da economia nacional.
 

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