Verão, chuva, buracos, mato

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 17/03/2023
Horário 04:25

E os prefeitos estão se vendo loucos. A causa é o verão chuvoso deste ano. Quem vive numa redação igual ao autor desta coluna, recebe queixa o dia inteiro. Em Presidente Venceslau é uma enxurrada de WhatsApp e fotos. 

CHUVA EMPERRA, MAS É PRECISO DAR SATISFAÇÃO 
A gente entende que a chuva emperra diversos serviços. Em muitos casos se arruma hoje, mas estraga amanhã de novo. Então é necessário ter paciência e aguardar. O que não pode é deixar a população sem informação. 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO 
Diante deste quadro de muitos problemas para todos os lados, o prefeito ou prefeita, tem que achar um jeito de informar todos sobre as medidas que estão sendo tomadas. Por isso que as redações viraram aquele “pereréco”. 

ENQUANTO ISSO NA CÂMARA MUNICIPAL
Um vereador não gostou de que citei aqui que “os vereadores da legislatura atual se mostram quase que dependentes dos secretários municipais e auxiliares”. Na sessão passada essa frase foi citada. Para muitos é duro engolir a realidade.

PREOCUPADO COM BRASÍLIA
Mas difícil mesmo é engolir que alguns vereadores em seus discursos insistem em apontar para a política federal, diante de uma realidade triste de sua cidade. Dengue em explosão. Mato para todo lado. Sistema de saúde no gargalo. Estrutura viária estrangulada e etc.

E O AMIANTO? 
Indico ainda aos vereadores um problema sério para a população de Presidente Venceslau. O contato via água como um produto altamente cancerígeno, o “amianto”. Na gestão de Ernane Erbella, este problema foi apresentado às autoridades da cidade. 

QUADRILÁTERO CENTRAL
Erbella tentou fazer uma obra para substituir todo o encanamento principal, ora de amianto, no quadrilátero central de Presidente Venceslau. Todo este território é ligado à estação principal de distribuição de água na Dom Pedro II. 

FRUSTRAÇÃO 
A obra acabou em frustração. Não deu para finalizá-la. O sinal dos buracos ficou pelas ruas e até agora ninguém comenta sobre o assunto. O que sei é que a água continua passando pelos canos de amianto e chegando aos lares de quem vive neste quadrilátero.

UM DETALHE 
Não tenho números de alguma pesquisa que possa comprovar o que vou escrever. Me parece que existe um grande índice de “cânceres” de intestino em Presidente Venceslau. Será que isto não está ligado ao amianto? 

NINGUÉM FALA SOBRE O PROBLEMA
Impressionante como ninguém fala sobre o problema e como alguns até fogem dele. Não dá, por exemplo, para mexer em nenhuma via do quadrilátero central, sem antes efetuar as trocas de canos, que fica situado no subsolo. 

DURAN ASFALTOU O CENTRO 
Antes de asfaltar o centro, Jorge Duran teria que ter feito a obra relativa à melhoria, para que o recapeamento ficasse apropriado nos próximos anos. O STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu a produção, comercialização e o uso do amianto no Brasil. 

TIRADENTES E JORGE TIBIRIÇÁ 
A atual administração de Presidente Venceslau recapeou duas quadras da Rua Fernão Dias, várias quadras da Avenida Tiradentes e está anunciando a melhoria também na Avenida Jorge Tibiriçá. Nada da troca de canos ou ligação dos que já estão debaixo da terra.

COMÉRCIO BOMBANDO 
A gente conversa com as pessoas e logo vem a frase “a coisa está difícil”, mas não é bem assim. O comércio em Presidente Venceslau está bombando e em todos os sentidos. Movimento excelente de carros nas ruas. Pessoas nas lojas e consumindo. A cidade responde os momentos difíceis com muita competência.

ZÉ RONALDO FALOU DO BOICOTE
Entrevistei em meu blog o empresário José Ronaldo Marques da Costa, o “Zé Ronaldo”. Ele é contador e acaba de entrar no negócio de automóveis com a inauguração de uma bela loja na Avenida Tiradentes. 

O PAPO FLUÍA 
Conversávamos sobre negócios, sua vida e, no final da entrevista, ele resolveu falar do boicote que este jornalista sofreu nas publicidades de seu blog por causa das eleições. Se mostrou indignado com o ataque feito a mim e pediu para que as pessoas tenham melhor consciência política.

Publicidade

Veja também