Vereador desabafa

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/11/2023
Horário 04:14

Mais da calmaria do que da tempestade nas sessões da Câmara Municipal de Prudente, neta semana o vereador Wellington Bozo (MDB) explodiu em desabafo e deu recado no estilho capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite: pede para sair!

ENDEREÇO CERTO
O recado teve endereço certo: Avenida Coronel Marcondes, 1.200. E localização certa também: 2º andar do Paço Municipal Florivaldo Leal, onde fica o gabinete do prefeito Ed Thomas (sem partido) e pessoal que atua em seu entorno.

EM NOME DO POVO
Conforme o desabafo, servidor ao redor do prefeito precisa entender que vereador é representante do povo, que pede em nome do povo e que quem está de passagem na Prefeitura precisa entender isso. Caso não entenda, que peça para sair.

DA PRÓPRIA MESA
Dentre os três vereadores inscritos para usar a tribuna na sessão ordinária desta semana, Wellington Bozo foi o único que falou. Porém, nem ocupou a tribuna, pois deu o recado da própria mesa diretora, na qual ocupa o cargo de segundo secretário. 

FALA REPERCUTIDA
Direta e reta, sua fala foi repercutida pelo presidente Tiago Oliveira (PTB) e pelo vereador Demerson da Saúde (PSB). Tiago disse que se une à população prudentina para aplaudir o desabafo do vereador, feito em nome do povo.

PARA QUEM PASSA
Demerson sugeriu que seja produzido requerimento ao servidor comissionado – cujo nome não foi citado em nenhuma das falas – para que compareça à Câmara Municipal, seja sabatinado e entenda que para ser vereador tem que passar pela eleição. 

UTILIDADE PÚBLICA
Os vereadores Willian Leite (MDB) e Douglas Kato (PTB) agradeceram o prefeito Ed Thomas por atendimento ao pedido e concessão da declaração de utilidade pública à Associação Cultural Beneficente e Desportiva Dantai Fênix.

PEDIDO DE AJUDA
Associação é conhecida pelas apresentações de taikô – instrumentos de percussão. A concessão foi aprovada na sessão de segunda-feira (6). Douglas fez um apelo para que os vereadores ajudem o Dantai Fênix com verbas de emendas impositivas.

CERTIDÃO DE ÓBITO
A vereadora Joana D´Arc (PSB) detectou o grave problema que atinge as pessoas, especialmente familiares, no difícil momento da perda de ente querido, que é o contratempo sobre certidão de óbito sábado, domingo ou feriado.

SÓ COM DOCUMENTO
O exemplo dado foi sobre o traslado de Prudente para sepultamento em Londrina (PR), com a morte ocorrida no final de semana e a emissão da certidão de óbito somente na segunda-feira. Observação: o corpo não pode ser trasladado sem o documento. 

SERVIÇO DE PLANTÃO
O documento é expedido por Cartório de Registro de Pessoas Naturais, mais conhecido como Cartório de Registro Civil ou Cartório Civil. Por isso, projeto da vereadora estabelece o serviço de plantão.

BASTA O TELEFONE
O projeto modifica inciso do Código de Posturas do Município para adequar os serviços de atestados de óbitos, estabelecendo que os cartórios tenham sistemas de plantão. A vereadora disse não ser preciso deixar o cartório aberto; basta disponibilizar o telefone.

Publicidade

Veja também