ÁREAS SENSORIAIS
Através de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, o vereador Douglas Kato (PSD) sugere a implantação de espaços sensoriais nas escolas da rede municipal de ensino, iniciando com projeto piloto na Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert.
PARA ESTIMULAR
O vereador defende tais espaços como ambientes adaptados para oferecer estímulos e relaxamento através dos sentidos, no sentido de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e inclusão dos alunos.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A proposta é para contemplar crianças com necessidades específicas, citando como exemplo o autismo e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). O pedido é encaminhado ao prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep).
TÉCNICO E FINANCEIRO
O pedido é para que seja feito estudo de viabilidade de implantação de áreas para alívio da sobrecarga sensorial e espaços de aprendizado lúdico, utilizando recursos visuais, sonoros, táteis e olfativos para auxiliar no desenvolvimento integral dos alunos.
HORTAS E ADOÇÃO
Em defesa dos cultivadores de hortas comunitárias e estímulo à adoção de áreas públicas, o vereador Izaque Silva (PL) solicita que o prefeito negocie com a empresa concessionaria dos serviços de água e esgoto para não cobrar a coleta de esgoto.
CLARO E EVIDENTE
Há uma lógica insofismável no pedido, que é o uso exclusivo de água, de tal forma que não cabe a cobrança do serviço de esgoto, calculada pelo volume do consumo de água.
BEIRA O ABSURDO
O presidente da mesa diretora da Câmara, William Leite (PP), sugeriu que também seja estendido o pedido para entidades assistenciais. Contou que uma delas tem poço semiartesiano e houve exigência de instalação de hidrômetro para cobrar taxa de esgoto.
PRUDENTE NO COP
O advogado sindicalista Paulo Oliveira, que mora em Prudente, representou a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) na COP 30, a Conferência nas Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém, a capital do Pará.
PAUTA CLIMÁTICA
Defendeu a urgência de integrar a pauta climática às lutas históricas do movimento sindical, considerando que as mudanças fazem indispensável a construção de políticas que garantam segurança, saúde, emprego decente e participação sindical nas decisões.
PAINEL DE DEBATES
O biólogo Haroldo Borges Gomes, doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), também esteve na COP-30, participando como observador e do painel de debates da Casa IPÊ, sigla de Instituto de Pesquisas Ecológicas.
PELO ESTADO
Também na COP 30, o prudentino Guilherme Piai, na condição de secretário estadual da Agricultura, apresentou programas desenvolvidos no Estado de São Paulo que combinam sustentabilidade, tecnologia e segurança jurídica.
AGRO SUSTENTÁVEL
Em Prudente, o governador Tarcísio de Freitas (Rep) comentou que Piai foi mostrar como o agro paulista é sustentável, combinando aumento de produtividade com aumento de lavoura e pecuária, citando o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.