Vereadores pedem testes rápidos de Covid-19

Solicitação visa beneficiar servidores penitenciários que atuam nas unidades de Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2020
Horário 15:00
Arquivo: Vereadores mencionam que existem vários casos de agentes confirmados com Covid-19
Arquivo: Vereadores mencionam que existem vários casos de agentes confirmados com Covid-19

Com o aumento de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, em Presidente Prudente e, em especial de servidores do sistema penitenciário, os vereadores Anderson Dias da Silva (PSB) e Demerson Dias (PSB) solicitaram providências de autoridades estaduais, como a realização de testes rápidos em todos os agentes e outros trabalhadores das unidades da cidade.

O mesmo ofício foi encaminhado para o deputado estadual Ed Thomas (PSB), ao diretor do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), Jorge Yochinobu Chihara, e para a diretora do CLR (Centro de Laboratório Regional) de Prudente, do Instituto Adolfo Lutz, Mariza Menezes Romão.

De acordo com o documento, são cerca de 300 agentes penitenciários e outros 100 servidores entre as duas unidades prisionais de Presidente Prudente, a Penitenciária Wellington Rodrigo Segura e o Centro de Ressocialização ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira.

Anderson Silva e Demerson Dias também mencionaram que já existem vários casos de agentes confirmados com diagnóstico da Covid-19, inclusive com internações graves.

"O sistema se saúde, tanto público, como filantrópico e particular, atende todos os municípios da região de Presidente Prudente, que é carente de estrutura de saúde, mas que possui uma grande quantidade de presídios. O possível alastramento de Covid-19 no sistema penitenciário, com a evolução de casos graves, causaria um drástico colapso no sistema de saúde", alertaram os vereadores.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde cobrando um retorno sobre o ofício. Porém, foi informada de que a solicitação deveria ser feita à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). Por sua vez, a Assessoria de Imprensa da pasta informou que a demanda havia sido encaminhada ao setor responsável. Mas, até o fechamento desta edição a reportagem não obteve retorno.


 

 

 

 

Publicidade

Veja também