Viajando com a universidade

OPINIÃO - Luciano Katsumy Osako

Data 28/04/2023
Horário 04:30

“Viajar é trocar a roupa da alma”, já dizia a célebre frase do grande poeta Mário Quintana. No caso de viagens técnicas para estudantes universitários, isso é potencializado para dimensões superiores do conhecimento, pois estar acompanhados por colegas e professores faz toda diferença. 
O notório ganho do saber técnico merece destaque: ao embarcar nesta fascinante jornada, o aluno passará a conectar conhecimento para além dos limites da sala de aula, conferindo com seus próprios olhos que a teoria realmente acontece na vida real.
Outro ponto que merece destaque são as valiosas experiências que melhoram o futuro profissional. É dada a possibilidade de interagir com especialistas, referências em suas áreas, e neste momento o estudante pode ouvir histórias singulares vividas no dia a dia da profissão, além disso tudo podemos destacar a construção de uma valiosa rede de contatos.
Habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho também são amplificadas nessas viagens, o universitário é levado ao desafio de melhorar sua comunicação e seu relacionamento interpessoal, pois o convívio com seus companheiros de jornada fortalece a capacidade de viver em comunidade, respeitando o espaço coletivo e solidificando o valor de cidadania.
O engajamento do aluno para a continuidade de sua jornada acadêmica aumenta exponencialmente, é notório verificar que após essa experiência o estudante retorne para sua rotina de estudos muito mais motivado e focado, reforçando sua escolha na profissão que escolheu para vida.
Santo Agostinho também falava sobre essa necessidade: “O mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem apenas uma página”. Portanto, a promoção deste tipo de atividade por parte das instituições de ensino, deve ser priorizada. Viajar para a formação do universitário e futuro profissional é um investimento vital para sua capacitação técnica, seguramente voltará com as malas cheias de conhecimento e ferramentas que irão melhorar sua formação técnica e humanitária.
 

Publicidade

Veja também