Vias de PP ganham 1,1 mil veículos por mês

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 20/10/2015
Horário 09:32
 

Presidente Prudente tem um aumento aproximado de 1,1 mil veículos por mês. De acordo com balanço divulgado pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação à Segurança Pública), a pasta cadastrou, até o início deste mês, 185.839 veículos. No mesmo período de 2014, eram 172.441, o que representa um aumento de 7,4% da frota em um ano. O número de automóveis é bem superior a de motocicletas. Hoje, a malha urbana conta com 107.762 automóveis – incluindo carros e caminhonetes – e 42.580 motocicletas. No mesmo período do ano passado, eram 100.031 autos e 40.539 motos.

"Prudente tem um crescimento expressivo de veículos, se comparado a outras cidades do mesmo porte. Com relação ao número de habitantes, que é de aproximadamente 220 mil, esse número parece ainda maior", comenta o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet.

Este total não representa somente carros novos saídos das concessionárias, mas também veículos de outras localidades, de pessoas que passaram a residir em Prudente e transferiram o documento para a cidade. "Os dados revelam uma grande migração de pessoas que vêm trabalhar e morar aqui", relata Bosquet. Além destes veículos, ainda há o tráfego de veículos dos universitários, e a visita diária de automóveis da região que passam pelo município.

O aumento da frota, segundo o secretário, ocorre em virtude das facilidades de crédito, dos novos programas de financiamento e ascensão da classe média. Outro fator considerado é o investimento em publicidade do comércio automobilístico, que tem suas próprias maneiras de parcelamento.

Com isso, o transporte coletivo também tem perdido passageiros. Como noticiado por O Imparcial, em um ano, as linhas urbanas de ônibus de Prudente registraram queda de 10% dos passageiros. De acordo com José Ricardo Góis, encarregado do CGO (Centro de Gerenciamento Operacional) da TCPP (Transporte Coletivo de Presidente Prudente) e da Pruden Express, neste ano, cerca de 45 mil pessoas utilizam o serviço diariamente. No ano passado, eram 50 mil. Segundo o representante das empresas, o número de usuários tem decaído em uma margem geral de 5% ao ano.

 

Preocupação


A situação tem preocupado os especialistas de trânsito, pois a frota se eleva e a malha viária permanece com a mesma estrutura. "Se continuar desta forma, até 2020 teremos um tráfego caótico igual ao dos grandes centros, como São Paulo", diz Manoel Silva Félix da Costa, especialista em trânsito do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Prudente.

Para Manoel, as pessoas precisam mudar o comportamento, evitar vias de grande fluxo e traças rotas alternativas para chegar ao destino sem enfrentar aglomerações. "Para ir da zona leste para a oeste, não é preciso passar pelo centro. Em um caminho diferente as pessoas economizarão tempo, trânsito e combustível. Evitar locais que recebem grande público, caso não seja o destino, é outra forma. Nem sempre é necessário passar ao lado dos shoppings para chegar a algum local", comenta.

Outra grande alternativa apontada pelo especialista é trocar o carro pelo transporte coletivo. "Transitar a pé, de bicicleta e usar o coletivo é a saída para desafogar as ruas. As linhas de ônibus também precisam ser mais ágeis para serem mais atrativas e fazer com que as pessoas adotem o meio de locomoção. Curitiba é um ótimo exemplo", relata.

Ainda conforme Manoel, Curitiba tem um sistema de transporte coletivo de referência, com grande adesão das pessoas que deixam seus carros em casa e usam o meio para ir ao trabalho. "É preciso pensar em planejamento que minimize ou retarde o caos. Sabemos que a Prefeitura de Prudente já tem trabalhado com isso", expõe.

 

Alternativa


Como já informado em O Imparcial,  o projeto de Mobilidade Urbana já está em execução no município. A iniciativa prevê a criação de quatro terminais urbanos, que irá reduzir o tempo de espera nos pontos do coletivo; a instalação de 270 abrigos para ônibus; implantação de 15 quilômetros de ciclovias; reestruturação de 67 km de vias de tráfego – entre recapeamento das principais avenidas da cidade, novas rotatórias, alças de acesso entre ruas; 20 lombofaixas; e três pontilhões. "Serão investidos cerca de R$ 35 milhões para melhorar o fluxo viário urbano e tornar as outras alternativas de locomoção mais eficientes", expõe Bosquet, da Semav.
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