Vida saudável de todos nós...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 09/02/2022
Horário 05:00

Todos nós de alguma maneira estamos sempre procurando melhorar nossas ações e atitudes, tendo como um objetivo que precisamos melhorar algo. Evidente que não somos cem por cento em tudo que fazemos, mas há uma intenção mínima de se fazer algo para que nossa conduta tenha realmente um efeito que possamos edificar nossas conquistas, nossos resultados. 
Quando falamos e queremos buscar um resultado em saúde, e isso necessariamente se aplica a todos nós como seres humanos, haja vista que uns priorizam com maior atenção e outros nem tanto, devido seus desafios diários, como forma de que algo mais importante precisa se aplicar. A grande maioria acredita que certas tentativas, por menor que sejam, já são um bom sinal, mas sua durabilidade não perpetua a longo prazo e assim acabam desistindo. Evidentemente que se quisermos que o resultado positivo que almejamos tenha sua eficácia a longo prazo, é preciso paciência, persistência e muita capacidade e força de vontade, e mesmo assim isso não lhe garante nenhum resultado. 
Precisamos ser incansáveis, se entendermos que nossa saúde deverá estar sempre em primeiro lugar, tanto a nossa quanto a das nossas crianças. E hoje buscamos entender e participar de atividades que tenham o prazer na motivação de pessoas que buscam saúde, que queiram energia vital e vitalidade como qualidade de vida em suas vidas. Quando falamos nesses quesitos de busca por uma saúde melhor, aquela de maneira leve, possamos levar um dia mais ativo e propenso a fazer coisas do dia a dia, mas que nos deixe dispostos no final do dia. A busca por uma alimentação balanceada e uma mudança no estilo de vida, geralmente, estão atreladas à perda de peso. E muito disso se deve ao fato que, no Brasil e no mundo, o número de pessoas obesas e acima do peso não para de crescer.
Segundo levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 25% dos brasileiros são obesos e, mais da metade da população encontra-se em estado de sobrepeso. Números que, segundo análises médicas, provavelmente, pioraram durante a pandemia. Dados – tanto oficiais, quanto observacionais – mostram que as pessoas, ao invés de melhorarem o seu consumo alimentar, passaram a comer muito pior. 
Precisamos estar em alerta, se quisermos que principalmente nossas crianças fiquem bem, tanto com uma alimentação mais balanceada e saudável quanto as suas atividades de movimentos diários, como aquelas que fazem na escola durante as aulas de educação física, em grupos de escolinhas e formação esportivas, para que seus interesses sejam aplicáveis a sua vida comum. Urgentemente uma necessidade de todos nós, principalmente aos pais que querem ver seus filhos ativos, dispostos e saudáveis. E como sugestão que consideramos não ser novidade, mas que muitos não praticam, é fazer com que as crianças estudem mesmo, e que os estudos estejam sempre elencados às atividades práticas de movimentos para o corpo, sejam elas de esportes, sejam elas de lazer.
 

Publicidade

Veja também