Vigilância inicia contagem de larvas do mosquito da dengue

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/05/2019
Horário 04:30
Arquivo - Contagem de larvas contempla três áreas em diferentes bairros de Presidente Prudente
Arquivo - Contagem de larvas contempla três áreas em diferentes bairros de Presidente Prudente

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente iniciou ontem o levantamento do novo IB (Índice Breteau) no município. O valor numérico revela a quantidade de larvas do Aedes Aegypti que está em desenvolvimento, a fim de chegar ao índice de imóveis com a presença dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. O trabalho seguirá até sábado e continuará na próxima semana para posterior análise. O prazo da contagem em campo deve ocorrer em até 15 dias, a depender das condições climáticas.   

De acordo com Jair Celestino de Oliveira, diretor da Vigilância Epidemiológica de Prudente, três equipes foram destinadas ao serviço e deverão circular em três áreas urbanas: a área 1 (Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Mario Amato e região); área 2 (Cohab, Cecap e região); e área 4 (Vila Furquim, Vila Verinha e região). “O setor de número três compreende a área central e, geralmente, iniciamos pelos outros bairros porque são os que possuem maiores números de residências para coletar as larvas e ver como está o índice na cidade”, explica Jair.

O índice é atualizado de três a quatro vezes ao ano e, conforme o diretor da vigilância, já é de conhecimento da comunidade que compreende e colabora com o serviço. Junto ao trabalho de pesquisa, também ocorre a nebulização. A partir de hoje, no Conjunto Habitacional Brasil Novo, as equipes passam nas casas para fazer o trabalho preventivo de nebulização, serviço que seguirá até sábado depois de feito BCC (bloqueio de controle de criadouros). Conforme a vigilância, o bairro é um dos que possuem “índice elevado”.

Aumento no índice

Como noticiado por este diário, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou na terça-feira mais 125 casos de dengue em Presidente Prudente. Com a atualização dos registros, o município contabiliza 404 catalogações positivas, sendo 388 autóctones, ou seja, contraídas na cidade, e outras 16 importadas, que vieram de outras localidades. De acordo com a pasta, a área 4 continua sendo a que tem maior incidência, que compreende bairros como a Vila Furquim, Itapura 1 e 2, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica e outros. Estes também recebem o BCC e nebulização.

Serviço

As equipes da VEM realizam o levantamento do IB de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o trabalho ocorre das 8h às 13h. Portanto, moradores das áreas 1, 2 e 4 devem se atentar à chegada dos agentes.

Publicidade

Veja também