Violeiro prudentino é classificado para concurso Viola SP edição 2022

Se selecionado para a próxima fase, Pedro Zuquerato, 26 anos, integrará a programação do festival Revelando SP, que será realizado em julho

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/06/2022
Horário 07:09
Foto: Fábio Marquiseli
Pedro destaca que tem 14 anos que a viola só lhe traz alegrias
Pedro destaca que tem 14 anos que a viola só lhe traz alegrias

Quem nunca ouviu a famosa frase: “aos 45 do segundo tempo”? Pois é, foi bem assim, no último dia, que o violeiro Pedro Zuquerato, 26 anos, garantiu sua inscrição para a edição de 2022 do concurso Viola SP, que premiará violeiros e violeiras do Estado de São Paulo. E que alegria para o jovem artista, pois ele se classificou e se for selecionado na próxima fase, integrará a programação do festival Revelando SP, que será realizado em julho.
Pedro diz que é a primeira vez que consegue realizar a inscrição a tempo, pois nas outras edições, quando abriu, ele estava com uma demanda muito grande de trabalho. “É uma história longa. Me inscrevi nos últimos minutos da prorrogação. Dessa vez eu ‘quase’ não participo de novo, pois por conta da correria perdi o primeiro prazo, porém, eles prorrogaram, e eu consegui me inscrever no último dia! As inscrições se encerravam às 23h59 e eu comecei a gravar o vídeo às 20h [risos]”, lembra o violeiro, dizendo que foi engraçado, mas ele ficou bastante tenso e com medo de não dar tempo.

“A MAIOR IMPORTÂNCIA, SEM DÚVIDAS, É A EXPERIÊNCIA EM PARTICIPAR DESSE CONCURSO E VER MEU NOME AO LADO DE GRANDES PERSONAGENS DA VIOLA CAIPIRA, E TER A OPORTUNIDADE DE ENCONTRÁ-LOS PESSOALMENTE”
Pedro Zuquerato

Pedro estava em um coquetel com sua esposa, a cantora Tatá Miele, e ao abrir o Instagram, viu a publicação de um amigo que havia sido selecionado, ele conferiu seu e-mail e teve a confirmação da seleção! “Para mim, a maior importância, sem dúvidas, é a experiência em participar desse concurso e ver meu nome ao lado de grandes personagens da viola caipira, e ter a oportunidade de encontrá-los pessoalmente”, destaca o violeiro. 

Próximos passos

Eles pediram para enviar uma documentação, e o vídeo da inscrição para download, para que fosse confirmada sua participação nas próximas etapas. “A segunda será uma votação popular em breve, e irei precisar da ajuda de cada um de vocês! A terceira fase será provavelmente presencial em São Paulo [SP], e lá nos apresentaremos para o júri, que escolherá três violeiros de cada categoria”, explica o prudentino.

Do violão à viola

Pedro conta que tem 14 anos que a viola só lhe traz alegrias! Desde o momento em que decidiu ser músico, nada lhe faltou graças a Deus e ao apoio de todos ao seu redor! “Eu comecei com o violão e um belo dia cismei que queria aprender viola, e então ‘negociei’ a minha mãe com um pretendente em troca de uma viola [Mas isso pode ser a pauta para outra entrevista – gargalhada]”, adianta Pedro, deixando já a curiosidade dessa história para logo em breve.
Segundo o jovem violeiro, graças a Deus, até hoje ele vive somente da música e tudo o que ela lhe proporciona. “Além de violeiro, eu sou músico acompanhante [baixista e violonista] de cantores, duplas sertanejas, bandas de baile e todo tipo de apresentação! Então me considero bem eclético. Como violeiro, eu tento trazer um pouco de tudo o que já vivi/toquei na música, tenho um Duo de Viola Caipira e Violão onde toco de Tião Carreiro a Imagine Dragons na viola”, expõe o músico, que tem como principais referências de viola: Tião Carreiro, Bambico, Almir Sater e Arnaldo Freitas. “Tenho referências de outros instrumentos, mas iria ficar escrevendo por folhas e folhas [risos]”, acrescenta o artista.


 


 

Publicidade

Veja também