Violência contra a mulher: problema enraizado na sociedade

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/08/2023
Horário 03:49

A conscientização é um passo fundamental no combate à violência contra as mulheres, e as ações políticas públicas desempenham um papel crucial no enfrentamento desta triste realidade, presente em tantos lugares. Nos últimos dias, O Imparcial tem noticiado sobre programações realizadas por alguns municípios regionais, com o intuito de conscientizar a todos sobre esse grave problema, tão enraizado na sociedade.

A Prefeitura de Pirapozinho, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, por exemplo, promoveu, na última semana, uma ação denominada “Dia M”, com programação especial em alusão ao Agosto Lilás, com diversas atividades. A campanha Agosto Lilás foi inspirada na Lei Maria da Penha, que completou 17 anos em 7 de agosto, e tem como objetivo fortalecer os mecanismos de proteção às mulheres, além de punir com mais rigor os agressores e disseminar informações sobre as formas de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Eventos que tragam à tona esse tipo de violência que, em muitos casos, torna-se velado, é de grande importância para apoiar e prestar acolhimento às vítimas. É de extrema relevância que elas saibam que não estão sozinhas, e que têm a quem pedir socorro. Muitas sofrem agressões psíquicas, emocionais, têm sua autoestima tão destruída, que não conseguem sequer ter a percepção de que sim, são vítimas de violência. Afinal, não somente as agressões físicas têm a capacidade de diminuir alguém a ponto de torná-la invisível aos seus próprios olhos. 

Todos devemos estar alertas ao menor sinal de violência, denunciar e buscar ajuda. Antes que seja tarde demais.

Publicidade

Veja também