Violinista da região já esteve entre os 10 melhores instrutores de Pittsburgh

Marco Ferri, do Ferri Strings, mantém uma presença musical internacional ativa, sendo parte do corpo docente do ArsDocta International Music Festival

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/03/2023
Horário 08:15
Foto: Cedida
Marco Ferri começou a tocar violino aos 7 anos de idade
Marco Ferri começou a tocar violino aos 7 anos de idade

Violino! Nas palavras do violinista Charles Stegeman, "... um dos sons mais envolventes e uma musicalidade natural que eu não via há muitos anos". E um filho de Tupi Paulista, que reside em Presidente Prudente, já foi votado pelo site lessons.com como um dos dez melhores instrutores de violino na região de Pittsburgh! Marco Ferri  tem seus alunos entre os mais bem-sucedidos recebendo prêmios da Associação de Educadores de Música da Pensilvânia e ganhando posições em orquestras juvenis como Three Rivers Philharmonic Orchestra (TRYPO), Pittsburgh Youth Concert Orchestra (PYCO), and Pittsburgh Youth Symphony Orchestra (PYSO).  Ele, que começou a tocar violino aos 7 anos, tem orientado estudantes de todas as idades e níveis em seu estúdio particular, bem como em outros locais como o Waddle’s Music Center (2017 – 2020), Lydia Music Center (2017 – 2019) e McGowan Estudios (2019 – 2020).
Atualmente Marco atua como professor mestre dos cursos de Bacharel e Licenciatura em música da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), é educador musical do Projeto Guri, e instrutor de cordas friccionadas no Instituto Sonora. Ele mantém uma presença musical internacional ativa sendo parte do corpo docente do ArsDocta International Music Festival e atendendo alunos internacionais em seu estúdio online. E faz parte do projeto Ferri Strings, juntamente com sua esposa Kristen Ferri, também violinista e o pianista Valter Trevisan, num trabalho de concertos de músicas eruditas. Neste sábado, eles se apresentam às 20h, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.
Marco recebeu seu treinamento em sua cidade natal até os 19, quando se mudou para São Paulo buscando preparação superior. Entre seus professores estão renomados nomes como seu mentor Claudio Micheletti, Winston Ramalho, Rucker Bezerra e seu mentor de mestrado Charles Stegeman. Ele participou de várias masterclasses trabalhando com violinistas mundialmente famosos, como Max Rabinovijt (EUA), Nicolas Koeckert (Alemanha), Eva Szekely (EUA / Hungria) e Ferenc Szecod (Hungria). Estudou música de câmara sob a direção de membros do Quarteto Atrium (Rússia), Trio Brasileiro, e membros da Orquestra Filarmônica de Naples (EUA), assim como Charles Stegeman e Ron Samuels (Sinfonica de Pittsburgh, EUA). 

No palco

Marco apresentou-se nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil, tocando com a Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, a Orquestra Acadêmica de São Paulo, e o Brazilian Young Trio, do qual é membro fundador. Nos EUA, ele integrou a Port Charlotte Symphony Orchestra, Southwest Florida Symphony Orchestra, Theater Zone, Altoona Symphony, Johnstown Symphony, Westmoreland Symphony, Wheeling Symphony, Erie Philharmonic e Pittsburgh Ballet Orchestra. 
Marco Ferri é bacharel em Performance Musical em Violino pela Florida Gulf Coast University, e mestre em Performance em Violino pela Duquesne University sob a orientação de Charles e Rachel Stegeman. 


 

Publicidade

Veja também