Virada Cultural Paulista tem atrações confirmadas

Prudente recebe Maria Gadu, Gabriel o Pensador, Banda Gloria, A Banda Mais Bonita da Cidade, e Maglore nos dias 21 e 22 de maio

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 13/04/2016
Horário 08:22
As atrações da 10ª Virada Cultural Paulista, evento gratuito, que ocorrerá em Presidente Prudente nos dias 21 e 22 de maio, foram divulgadas anteontem em São Paulo, e confirma nomes significativos para a cidade: uma das principais representantes da MPB (Música Popular Brasileira) na atualidade, Maria Gadu; um dos "rappers" mais respeitados do mundo, Gabriel o Pensador; Banda Gloria, que mistura o peso do metal com um toque melódico; A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba; e Maglore, banda de rock alternativo e MPB. De acordo com José Fábio Sousa Nougueira, chefe da Secult (Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente) neste ano as atividades ocorrerão no Parque do Povo e no Teatro Paulo Roberto Lisboa. Segundo ele, se não chover, a expectativa é de que o público gire em torno de 50 mil pessoas, nos dois dias.

Jornal O Imparcial Banda de rock alternativo, Maglore será mais uma atração da virada

O evento, correalizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e pelas prefeituras das cidades participantes, com parceria do Sesc-SP, programação da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), e apoio do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, Pensarte, Museu do Café e Cavalera, ocorre nos três últimos finais de semana de maio (14 e 15, 21 e 22, 28 e 29) com apresentação de shows e espetáculos em diversas linguagens artísticas, em palcos externos e em teatros municipais. Em Prudente, será em 21 e 22.

"Nós teremos, na 10ª edição da Virada Cultural Paulista, uma novidade: serão três finais de semana de shows que ocorrerão em todo o Estado, em 23 municípios das mais variadas regiões. A virada promove cultura, educação, entretenimento, transformação. É a cultura indo ao encontro da população em todo o Estado", expôs o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O formato inédito, com a distribuição da virada em três finais de semana, possibilita que o público de cada região do Estado tenha acesso a mais atrações, podendo participar do evento em cidades diferentes a cada fim de semana, com pouco deslocamento.

 

Evento relevante

Criada em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do país, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

O programa ocorre em parceria com as prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões.

No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas.

 

Na Virada

Nos dias 14 e 15 de maio a Virada Cultural Paulista passa por Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté, que participa pela primeira vez. Nos dias 21 e 22, é a vez de Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Votuporanga. Nos dias 28 e 29 é a vez de Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos.
Publicidade

Veja também