Visita de secretária

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 03/06/2023
Horário 04:11

Neste sábado (3), Dia Nacional da Educação Ambiental, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, visita a Unidade de Conservação do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio. 

ATUAÇÃO TÉCNICA
A visita está programada para às 13h. A procuradora federal e consultora jurídica do Ministério da Infraestrutura trabalhou com o então ministro e hoje governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

OUTRAS ATUAÇÕES
Natália Resende tem outras várias atuações importantes, dentre as quais a de colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública; professora universitária; e coordenadora da Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação. 

MATA ATLÂNTICA
Criado há mais de 80 anos como reserva que em 1986 se tornou parque, o local é voltado à preservação de uma das últimas áreas de floresta de planalto do país, com uma área de quase 34 mil hectares de Mata Atlântica do Interior 

BERÇO ECOLÓGICO
A Unidade de Conservação abriga importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, onça-parda, onça-pintada e o mico-leão-preto, que é das espécies mais ameaçadas do mundo. 

ESTADO E FEDERAÇÃO
O Dia Nacional de Educação Ambiental foi instituído em 2012; ou seja: 13 anos depois da instituição da Política Nacional de Educação Ambiental, em 1999; e cinco anos depois da oficialização da Política Estadual de Educação Ambiental. 

POLÍTICA E PRÁTICAS
O Dia Nacional da Educação Ambiental, criado no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), é voltado para lembrar a necessidade de fortalecer políticas e práticas educativas de conservação socioambiental e construção de sociedades sustentáveis.

LIXO ELETRÔNICO
Ação ambiental de relevante importância ocorre neste sábado (3) em Presidente Prudente: o Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado pela Prefeitura em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que acaba de entrar para o Ranking Mundial de Sustentabilidade. 

QUATRO PONTOS
São quatro pontos de descartes pela população: das 8h às 16h, no Parque do Povo, no recuo em frente à TV Fronteira; das 9h às 13h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ana Jacinta; no centro de esporte do Parque Alvorada; e na praça do Wi-Fi no João Domingos Netto. 

LINHA DE FRENTE
A realização do mutirão envolve secretarias municipais e tem à frente a Setec (Secretaria de Tecnologia). Pela Unoeste são vários cursos, mas especialmente os da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente). 

POLÍCIA AMBIENTAL
Na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio do Meio Ambiente, haverá comemorações na sede da Polícia Ambiental em Prudente, das 8h às 12h, também em parceria com a Unoeste e com o envolvimento de outros parceiros.  

PERCENTUAL ALTO
Informação compartilhada pelo vereador Mauro Neves (Pode): empréstimo de R$ 90 milhões, pretendido pela Prefeitura de Prudente junto à Caixa Federal, tem juros de 142%. Portanto, se for firmado, custará R$ 217 milhões aos cofres municipais.

Publicidade

Veja também