A Polícia Civil, por meio da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e do SECCOLD (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro), ambos vinculados à DEIC-8 (Divisão de Investigações Criminais), prendeu, na madrugada deste sábado, dois integrantes de uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes. A prisão foi feita no Jardim Aquinópolis, em Presidente Prudente.
De acordo com a Polícia Civil, as caminhonetes eram furtadas durante a noite, enquanto estavam estacionadas em via pública. Segundo apurado, os veículos são, em sua maioria, transportados para outros países da América do Sul. Ao todo, foram furtadas seis caminhonetes em Prudente.
Segundo informações, a Polícia Civil já vinha investigando esse grupo criminoso há cerca de quatro meses e havia identificado um dos integrantes da organização criminosa que é especializada em subtrair caminhonetes da marca Toyota, modelo Hilux, fazendo uso de módulos eletrônicos.
Após a identificação desse suspeito, um homem de 36 anos, morador de Londrina (PR), a Polícia Civil representou ao poder Judiciário pela decretação de sua prisão temporária, o que foi deferido. A partir da identificação, foram realizadas diversas diligências visando a sua localização e detenção. A polícia descobriu que ele vinha fazendo uso de documento falso e passou então a monitorá-lo.
Na madrugada deste sábado, após receber informações de que o grupo voltaria a atuar em Prudente, a Polícia Civil localizou o imóvel onde dois integrantes do grupo, dentre eles o foragido, estavam aguardando por uma nova oportunidade para agir.
A casa foi monitorada pela equipe investigativa e, uma vez confirmada a presença daquele procurado no imóvel, os policiais entraram na residência e cumpriram a prisão do suspeito.
Juntamente com ele, estava um homem de 45 anos, também morador de Londrina (PR), o qual ficou comprovado que também integrava o grupo criminoso e estava ali esperando para, ao lado daquele foragido, praticarem um novo furto.
A Polícia Civil ressalta que ficou comprovado que outros indivíduos, à distância, prestavam apoio logístico para a dupla e que, inclusive neste sábado, forneceram apoio e assistência aos suspeitos.
Eles foram autuados em flagrante delito pela prática dos crimes de associação criminosa, desobediência, resistência e lesão corporal, pois reagiram durante a ação policial.
Além disso, o suspeito que foi primeiramente identificado pela Polícia Civil será também indiciado pela prática de seis furtos majorados-qualificados, cujas penas somadas ultrapassam quarenta e oito anos.
A Polícia Civil ressalta que prosseguirá na investigação em busca da identificação de todos os demais integrantes da organização criminosa.