Foram sepultados na tarde deste domingo, no Cemitério Municipal de Panorama, os irmãos por parte de pai: Yasmim de Morais Brito e Gael da Silva, ambos de 4 anos. Eles faleceram no sábado, em decorrência de afogamento ocorrido em uma piscina de uma chácara alugada, em Dracena, onde a família realizava uma confraternização de final de ano, segundo informações apresentadas pela Polícia Militar no Plantão da CPJ (Central de Polícia Judiciária) local.
A ocorrência foi registrada como morte suspeita/acidental. “O caso será encaminhado às Unidades Agrupadas do 1º e 2º Distritos Policiais, responsáveis pela continuidade das investigações, com a instauração de inquérito policial, visando o completo esclarecimento das circunstâncias do ocorrido, oitiva de eventuais testemunhas, realização de diligências complementares e posterior encaminhamento à apreciação do Poder Judiciário”, informa a Delegacia Seccional de Dracena.
Segundo o órgão, durante a reunião familiar, por volta das 18h20, o pai das crianças teria se ausentado temporariamente para levar sua mãe até um outro endereço. Neste período, os irmãos permaneceram sob os cuidados da esposa do genitor, mãe de Yasmim e madrasta de Gael.
“Durante esse intervalo, um familiar percebeu que ambas as crianças estavam se afogando na piscina, passando a pedir socorro. Um popular que transitava nas proximidades ingressou no imóvel para prestar auxílio, iniciando manobras de reanimação em uma das crianças, que chegou a apresentar vômito durante o atendimento”, detalha a seccional.
“Diante da gravidade da situação, o socorrista colocou a criança em um veículo particular para encaminhá-la ao Pronto Atendimento Municipal, momento em que tomou conhecimento de que havia uma segunda criança também vítima de afogamento”, expõe a delegacia. “Com ambas no veículo, iniciou deslocamento urgente, vindo a encontrar, no trajeto, uma viatura do Corpo de Bombeiros, cuja equipe assumiu imediatamente o atendimento, dando continuidade às manobras de socorro”, complementa.
“Apesar de todos os esforços empreendidos, ambas as crianças evoluíram a óbito, fato constatado nas dependências do Pronto Atendimento Municipal. Diante dos fatos, foram expedidas guias de encaminhamento ao IML [Instituto Médico Legal] para a realização de exames necroscópicos e posterior liberação dos corpos aos familiares”, conclui a Polícia Civil.