Volta à origem

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/02/2024
Horário 04:44

O prefeito de Prudente, Ed Thomas, volta ao seu partido de origem: o MDB. Em sua carreira política, vitorioso em sete das oito eleições que disputou, três foram no tempo que a sigla tinha o pê. Era PMDB, pelo qual se elegeu duas vezes vereador.

TROCA DE PARTIDO
A 1ª eleição para deputado estadual foi pelo PMDB, em 2006. Menos de 1 ano depois de estar na Assembleia Legislativa trocou de partido. Ingressou no PSB. Foi processado, acusado de infidelidade partidária. O partido em Prudente era liderado por Paulo Lima.

ELEIÇÕES PELO PSB
Ganhou a causa e prosseguiu o seu primeiro mandato e por mais três vezes foi eleito deputado estadual. Em 2008, perdeu a eleição de prefeito para Milton Carlos de Mello, “Tupã” (então PTB). Em 2020, foi eleito prefeito. Quatro eleições vencidas pelo PSB.

QUESTÃO POLÍTICA
Em 1º de novembro de 2022, logo após as eleições estaduais e nacional, deixou o PSB liderado por Márcio França, que perdeu para Tarcísio de Freitas (Republicanos) o governo de São Paulo e foi ser ministro do presidente Lula (PT).

PRESIDENTE NACIONAL
Passados 453 dias, período de conjecturas sobre filiação em alguns partidos, Ed anunciou na noite de segunda-feira (26) sua filiação no MDB. A ficha de filiação foi abonada pelo presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi.

PELA SEGUNDA VEZ
Não é a primeira vez que o deputado nascido em São Paulo e radicado em Ribeirão Preto estende a mão para Ed Thomas. No processo sobre infidelidade partidária, Baleia Rossi testemunhou a seu favor.

COLEGAS DE ASSEMBLEIA
Foram colegas de Assembleia Legislativa, onde Baleia Rossi chegou em 2003 e ficou até 2015, depois de ter sido três vezes vereador de Ribeirão Preto. Na Câmara Federal está desde 2015, com o DNA político de seu pai Wagner Rossi.

FILHO DE PEIXE
Depois de ter sido deputado estadual e federal, Wagner Rossi foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em gestões do presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff (PT). 

ENTRA NO JOGO
A nova filiação, dentro do prazo que permite disputar as eleições municipais deste ano, coloca Ed Thomas em condições de tentar a reeleição. Tem quem acha que fará isso, mas tem quem diz que poderá assumir acordo para apoiar candidato do União Brasil.

FORTES RUMORES
Aliás, cada dia são mais fortes os rumores de que Fábio Sato não encontrou o abrigo que esperava no PSDB e tem conversado com o deputado federal Fernando Marangoni para ingressar no União Brasil, podendo vir a se candidatar a prefeito.

EMENDAS À SAÚDE
Em evento de regionalização da saúde, ontem na Unoeste, o deputado Mauro Bragato (PSDB) disse que tem enviado suas emendas impositivas para esse setor. Já foram R$ 11 milhões e irá chegar a R$ 33 milhões.

OITO PREFEITOS
Presentes os prefeitos Roger Gasques (Machado), Celso Pirani (Marcondes), Adailton Menossi (Anhumas), Bárbara Vilches (Venceslau), André Lemos (Dracena), Rute Almeida (Caiuá), Lucas Padovan (Pirapozinho) e Adriana Crivelli (Piquerobi).

Publicidade

Veja também