Xando Natsume: “Promide cria um ambiente favorável para Epitácio atrair novas empresas, gerar empregos e impulsionar sua economia”    

Otimismo de consultor de Marketing  impulsiona projeto de desenvolvimento econômico para o Oeste Paulista com a criação de um ecossistema favorável

REGIÃO - SINOMAR CALMONA

Data 21/08/2025
Horário 05:05
Xando Natsume: “A Rota Bioceânica é uma janela de oportunidades que não pode ser desperdiçada por Presidente Epitácio e pela região”
Xando Natsume: “A Rota Bioceânica é uma janela de oportunidades que não pode ser desperdiçada por Presidente Epitácio e pela região”

Em uma palestra que misturou otimismo e dados concretos, o consultor de marketing e negócios, Xando Natsume apresentou aos empresários do Grupo Lidera uma visão promissora para a região. Com o Promide (Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento)  em pauta, ele destacou a frase inspiradora: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. A mensagem, que ressoou entre os presentes, serviu de mote para detalhar como a cidade de Presidente Epitácio pode atrair novos negócios, gerar empregos e impulsionar sua economia.


Natsume explicou que “o Promide é a ferramenta para criar um ambiente favorável, que vai além do turismo e não depende de um único setor para prosperar. O programa oferece uma série de benefícios para indústrias, comércios, prestadores de serviços, startups e empresas de tecnologia”. Entre os incentivos, destacam-se:

* Redução de despesas fixas: Isenção de impostos como IPTU e ISS para construção, além de outras taxas municipais.
* Incentivos financeiros: Devolução de 100% da cota-parte do ICMS e IPVA de veículos registrados no município.
* Apoio ao desenvolvimento: Doação de imóveis públicos e licenciamento facilitado para agilizar o início das operações.

A Rota Bioceânica: uma 
oportunidade sem precedentes

O ponto alto da apresentação foi a conexão do Promide com a Rota Bioceânica, uma nova rota de exportação entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile que se conecta ao Oceano Pacífico. Natsumi ressaltou que a região do Oeste Paulista está em uma posição estratégica nessa rota, o que trará benefícios logísticos e econômicos enormes.
Ele destacou que essa nova via de escoamento de mercadorias pode reduzir em 20 dias o tempo de transporte para a Ásia e diminuir em 50% o custo da taxa de porto em comparação a Santos. “Isso vai acontecer na nossa região, porque simplesmente é uma nova rota de exportação do Brasil para a Ásia. É algo inédito”, afirmou, reforçando que essa é uma "janela de oportunidade" que não pode ser desperdiçada.

Reativação do Porto de 
Epitácio e apoio institucional

Como prova de que a visão está se tornando realidade, o consultor anunciou que já foram iniciadas conversas, inclusive com investidores estrangeiros, para a reativação do Porto de Presidente Epitácio. Ele garantiu que o projeto conta com o apoio do poder público, assegurando um fluxo de trabalho transparente e com segurança jurídica para os investidores.
Ao final da palestra, o consultor Christofer e o prefeito André validaram as informações, confirmando a colaboração entre o setor público e privado para “criar o futuro” da região.

 

Publicidade

Veja também