Xô, cigarro!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 08/02/2023
Horário 05:00

No processo de envelhecimento, a preocupação dos próprios idosos é saber se este seu passado (alimentação não adequada ou precária, falta de assistência médico-odontológica ou saneamento básico e vacinação, por exemplo) interferiu ou ainda poderá interferir na sua qualidade de vida.  
É uma preocupação válida, já que muitas doenças estão associadas, como hipertensão arterial, diabetes, bronquites, alergias, artrites e mesmo vícios do álcool e do tabaco. 
E a pergunta mais frequente de meus colegas médicos quanto aos vícios do tabaco de seus pais e avós, se os benefícios seriam maiores, visto alguns fumarem há mais de meio século.  
Sim! Todos, adolescentes, jovens, adultos e, particularmente os idosos, devem parar de fumar. Começando pelos benefícios físicos: ao se parar de fumar por duas horas o sangue já fica mais oxigenado resultando em maior disposição e em 24h a cor dos olhos, das unhas, da pele e dos dentes começam a retornar à sua naturalidade. Se continuam sem fumar por cinco anos, o risco de infarto, derrame ou câncer retorna próximo aos níveis dos não fumantes. E nesse meio tempo outros benefícios vão sendo adquiridos por se parar de fumar. 
Além disso, há ganhos de natureza econômica: não se gasta comprando cigarros, evita-se gastar com tratamentos e medicamentos, que interferem não apenas na sua própria vida, mas também em toda estrutura familiar. E o dinheiro economizado pode ser utilizado para atividades de lazer, por exemplo.
Também há ganhos de natureza social: parando de fumar no ambiente do trabalho ou domiciliar elimina a sua responsabilidade de ser agente de fumantes passivos, especialmente se houver crianças. Manter a distância de pelo menos 15 metros ameniza, mas não evita totalmente os malefícios.
O ato de parar de fumar deve ter o apoio da família e amigos, tanto como incentivo e elogios conforme os benefícios de disposição e aparência se manifestarem, quanto nos momentos em que a abstinência mudar o humor do idoso. Com paciência e apoio e ficando claros os benefícios e malefícios, ficará mais fácil ajudar seu parente idoso a se livrar deste vício.


 

Publicidade

Veja também